RN RN vacina somente 55% do público-alvo contra a gripe

Compartilhe

Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte

O RN atingiu somente 55,16% do público-alvo da vacinação contra a gripe. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 717 mil potiguares foram vacinados desde o início da campanha, sendo que o público-alvo total é de 1,3 milhão de pessoas, todas dos grupos prioritários no Estado, incluindo povos indígenas, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Em Natal, foram vacinadas apenas 55 mil pessoas, quando o público-alvo é de 183 mil natalenses. Um percentual, portanto, de 30% do total.

Apesar da meta de 90% do público-alvo não ter sido alcançada, nas Unidades Básicas de Saúde de Natal a procura pela vacina segue constante. Na UBS Brasília Teimosa, no bairro de Santos Reis, no decorrer da terça-feira (02) foram aplicadas doses do imunizante em 16 pessoas. A equipe de vacinação da UBS explica que a procura costuma ser constante, até o fim ou que as doses sejam recolhidas pelo poder público.

Na UBS São João, em Tirol, a vacinação está entre cerca de 60 a 70 pessoas vacinadas contra Influenza por dia. Embora a procura seja maior do que na UBS Brasília Teimosa, a equipe da UBS São João informa que comumente são aplicadas pelo menos 120 doses do imunizante por dia, e alega que a baixa procura se dá devido ao período de férias e tempo chuvoso, que alteram as rotinas dos natalenses.

Dentre os sintomas comuns da gripe, estão, além do quadro respiratório com coriza, tosse, e dor de garganta, a febre, dor de cabeça e dor no corpo, podendo também se estender a mal-estar com vômito, diarreia e fadiga. Apesar dos sintomas serem comumente julgados simples, a ineficácia do tratamento da gripe pode se tornar quadros mais graves e difíceis de tratar como sinusite, otite e pneumonia.

A vacinação é a única forma de prevenção contra o vírus da gripe, e não é contraindicada para nenhum público. A vacina contra Influenza está incluída no Calendário de Vacinação recomendado pelo Ministério de Saúde, sendo indicada para indivíduos a partir do sexto mês de vida.

Nos anos anteriores, a campanha de vacinação contra o vírus da gripe aconteceu de forma simultânea em todo o País entre os meses de abril a junho, sendo realizada pela primeira vez em 2024 a nova estratégia que leva em consideração a sazonalidade da doença. Assim sendo, a campanha foi realizada entre março e maio nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, enquanto na Região Norte a campanha foi antecipada para novembro de 2023, e em 2024 acontecerá apenas no segundo semestre.

Em Natal, a vacinação acontece nas UBSs de segunda a sexta, das 8hrs às 12hrs e das 13hrs às 15hrs, ou nos pontos extras de vacinação nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13hrs às 20hrs, e aos sábados, das 15hrs às 20hrs.

Tribuna do Norte

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.