Walfredo Gurgel registra recorde histórico de acidentes de moto em julho
Foto: José Aldenir
O mês de julho de 2024 marcou o recorde de atendimentos a vítimas de acidentes de motocicleta no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A unidade, que é a principal porta de urgência e emergência na Região Metropolitana, recebeu 860 pessoas ao longo dos 31 dias, representando uma média de 27,7 pessoas por dia.
O número supera em cem pessoas o recorde anterior, que foi exatamente um ano antes, em julho de 2023. E representa ainda um crescimento de 13,6% em relação a junho, que teve 757 pessoas atendidas por queda de moto. Essa foi a primeira vez também que o hospital viu o quantitativo de acidentados por motocicleta cruzar os 770 em um só mês.
Do total de atendidos, 332 pessoas – 38,6% – vieram de acidentes ocorridos em Natal. O dia com mais atendidos foi 28 de julho, um domingo, quando 42 vítimas de acidentes de moto deram entrada no pronto-socorro Clóvis Sarinho.
Para enfrentar a situação, o Governo do Estado, com a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e participação de diversos outros órgãos, vem intensificando nos últimos meses o trabalho de educação e fiscalização no trânsito, em especial na Região Metropolitana, por meio do Programa Vida no Trânsito.
Soma-se a isso a campanha de conscientização recentemente lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN). O trabalho de comunicação conduzido pelo Detran-RN com enfoque na quantidade de motociclistas acidentados atendidos no Walfredo visa sensibilizar os motociclistas para buscar a redução do número de acidentes.
TENDÊNCIA
Na mesma tendência, o HMWG também registrou na porta do pronto-socorro Clóvis Sarinho um aumento de atendimentos em outras áreas de especialidade da unidade, tendo todas elas atingido o número mensal máximo de 2024. Em ortopedia, o aumento foi de 10,3%, passando de 1521 casos em junho para 1678 em julho. Já os casos suspeitos de acidente vascular cerebral subiram 27,8% em um mês, saindo de 355 em junho para 454 no mês seguinte.
No total, a porta de urgência recebeu 6484 pessoas, o maior do ano, representando um aumento nominal de 621 atendimentos e de 10,5% na demanda total. O maior número do ano até então tinha sido em março, com 6049 atendimentos no pronto-socorro. Entre as mais de seis mil pessoas atendidas, 1444 delas ficaram internadas no hospital.
O Governo do Estado e a Sesap estão investindo R$ 9 milhões em obras de reforma e ampliação do hospital. O novo centro cirúrgico, que vai dobrar a capacidade atual do setor, está com 40% da estrutura concluída, enquanto as reformas de um dos andares da enfermaria e do centro de tratamento de queimados da unidade também estão em curso.
“Estamos encarando o grande desafio de seguir com as obras enquanto as demandas têm crescido no hospital. Por isso estamos trabalhando em conjunto para que a entrega de cada obra – hoje são três em curso – ocorra com celeridade. O plano é que em um ano e meio tenhamos uma melhor estruturação da unidade, uma ampliação na capacidade de resposta e, principalmente, mais resolutividade na ambiência hospitalar. Isso traz conforto, qualidade na assistência e dignifica ainda mais o atendimento”, destacou o diretor-geral do hospital, Geraldo Neto.
A ação no Walfredo é parte de um pacote que envolve outras dez obras na área da saúde, totalizando mais de R$ 45 milhões investidos em ampliações, reformas e construção em todo o estado.
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.