UFRN abre 1,5 mil vagas para cursos de graduação a distância

UFRN abre 1,5 mil vagas para cursos de graduação a distância

Compartilhe

UFRN campus Central, Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu inscrições para 1.554 novas vagas em cursos gratuitos de graduação a distância. As inscrições se encerram hoje (7).

Os cursos, segundo a universidade, miram principalmente quem mora no território potiguar ou em estados vizinhos e querem conquistar o diploma de ensino superior, mas sem a pretensão de se mudar de cidade ou região.

Ao todo, as vagas estão distribuídas em quatro processos seletivos. Os processos seletivos são gerenciados pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve/UFRN).

As inscrições custam R$ 30 e podem ser feitas no site da Comperve. As oportunidades são para ingresso já no período letivo de 2025.2 da UFRN.

CLIQUE AQUI PARA VER OS EDITAIS

Editais 16/2025 e 17/2025

Esses dpos editais regem a seleção para nove cursos de licenciatura EaD. São eles:

Ciências Biológicas;
Educação Física;
Física;
Geografia;
História;
Letras Português;
Matemática;
Pedagogia;
e Química.

Nesses casos, as vagas são destinadas à ampla concorrência (demanda social) e a professores e demais servidores que atuam na Educação Básica, na Rede Pública de Ensino.

Editais 18/2025 e 19/2025

Esses dois editais apresentam os critérios para a seleção do curso de Bacharelado em Administração Pública EaD, com opções para ampla concorrência (demanda social) e agentes públicos.

As vagas e os cursos foram distribuídos em polos da região metropolitana de Natal e do interior do Rio Grande do Norte, sendo eles: Canguaretama, Caraúbas, Currais Novos, Lajes, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Marcelino Vieira, Martins, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Para a pró-reitora de Graduação da UFRN, Elda Melo, essa nova oferta “representa um grande avanço e a possibilidade de acesso de muitas pessoas que estão fora dos grandes centros urbanos e têm dificuldade de estar fisicamente nas instituições de ensino superior”.

De acordo com a secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, o valor da taxa de inscrição também busca estimular a participação das pessoas interessadas nessas seleções e democratizar o acesso ao Ensino Superior.

“A Educação a Distância pública e gratuita cumpre um importante papel social e possibilita a mudança de perspectiva de vida para pessoas que não tiveram condições de acessar os bancos acadêmicos”, explicou.

G1RN

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Bem-vindo(a) a Santa Cruz 98 FM!