Trabalhadores da saúde do RN entram em greve dia 19

Compartilhe

Foto: Sindsaude

Os profissionais da saúde do Rio Grande do Norte decidiram por unanimidade em Assembleia Geral, na manhã desta quinta-feira 6, que a categoria vai entrar em greve no dia 19 deste mês. A categoria reivindica a negociação da data base 2023 que faz parte do acordo de suspensão da última greve.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde RN), o governo estadual se comprometeu que na Mesa SUS de junho seria feito o debate sobre as reivindicações financeiras da categoria, que inclui a reposição salarial, o piso da radiologia e mudança de nível para as pessoas que têm mais de 30 anos.

Segundo o sindicato, na reunião, este assunto foi retirado de pauta, sendo apresentado apenas como um informe de que o governo vai discutir qualquer reposição salarial depois da aprovação de um TAG no TCE, possivelmente ocorra em agosto.

Nas próximas semanas serão realizadas reuniões nos locais de trabalho para discutir as atividades. A reunião para tratar da situação dos auditores, veterinários, servidores da vigilância sanitária, o protocolo dos pacientes privados de liberdade no Hospital Walfredo Gurgel, além de outros pontos foi remarcada para o dia 13 de julho. Caso haja novidades, a base será convocada.

Foto: Sindsaúde / Divulgação

Enfermagem

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Glauber Rego, deferiu a tutela de urgência pedida pela governo do RN para suspender a paralização da categoria, na noite deste domingo 2. “Em exame sumário, entendo que a greve da forma anunciada se apresenta ilegal e abusiva, restando demonstrada a verossimilhança das alegações autorias”, destacou o desembargador na decisão.

Em caso do descumprimento da decisão a respeito da greve da enfermagem, o desembargador estabeleceu multa diária no valor de R$ 10.000,00 reais, limitada a R$ 200.000,00 reais, caso os sindicatos descumpram a decisão.

Apesar da decisão judicial favorável ao mandado de segurança impetrado pelo Governo do Estado, na noite do domingo 2, contra o Sindicato dos Servidores em Saúde do RN (Sindsaúde RN) e o Sindicato dos Enfermeiros do RN (Sindern) para suspender o ínicio da paralisação, os trabalhadores da enfermagem começaram a greve geral na última segunda-feira 3.

No mesmo dia a categoria decidiu pela suspensão temporária da greve geral em assembleia.

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Bem-vindo(a) a Santa Cruz 98 FM!