Suspeito de matar prefeito de São José do Campestre é preso em São Paulo

Compartilhe

Foto: Redes sociais

O principal suspeito de matar Neném Borges, prefeito de São José do Campestre, cidade distante cerca de 100 km de Natal, foi localizado e preso na tarde desta sexta-feira (19) em Guarulhos, no estado de São Paulo.

A prisão aconteceu durante uma abordagem feita pela Polícia Militar de SP. Ao conferir os documentos do suspeito, os policiais paulistas constataram que ele possuía um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio. O homem, de 22 anos, foi conduzido à 9ª Delegacia de Polícia Civil de SP, em Guarulhos, onde a prisão foi formalizada.

“Informalmente, o suspeito confessou aos policiais paulistas que, de fato, foi o autor deste bárbaro homicídio cometido contra o Neném Borges”, informou o delegado Wellington Guedes, titular da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz e responsável pela investigação.

Ele ainda informou que a Polícia Civil do RN aguarda o recambiamento do suspeito.

“Estamos aguardando o recambiamento deste indivíduo para que possamos realizar o seu interrogatório presencial para trazer mais elementos acerca desta investigação”, continuou.

Em suas redes sociais, a esposa de Neném Borges, Luciana Araújo, comemorou a prisão. “A Justiça começou a chegar”, escreveu ela.

O crime

O crime aconteceu no dia 18 de abril de 2023. O autor teria pulado o muro de uma escola abandonada, passou por um beco e entrou na casa do prefeito pelo portão, que estava aberto. Joseilson Borges da Costa, de 43 anos, mais conhecido como Neném Borges, estava deitado no sofá de casa. Ele levou três tiros no rosto e morreu.

De acordo com a Polícia Civil, o investigado é chefe local de uma facção criminosa interestadual e teria decidido matar Neném Borges por causa do apoio institucional do prefeito às ações policiais no município.

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

O suspeito fugiu e só foi localizado e preso nessa sexta-feira (19), nove meses após o crime.

Sobre o prefeito

Neném Borges era agricultor e deixou a esposa e dois filhos. Milhares de pessoas acompanharam o velório e o sepultamento do gestor.

O prefeito estava no seu segundo mandato no Poder Executivo, após ser reeleito pelo MDB, em 2020.

Ele havia assumido a prefeitura pela primeira vez em 2018, quando era presidente da Câmara Municipal, por causa da cassação dos mandatos da prefeita e da vice-prefeita da cidade, Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges.

No mesmo ano, ele foi eleito para o cargo no Executivo, por meio das eleições suplementares.

A cidade de São José do Campestre fica na região Agreste potiguar e tem uma população estimada em 12,9 mil habitantes, segundo o IBGE.

Por g1 RN

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.