Sesap distribui lote de 122 mil doses da vacina de Oxford a municípios potiguares
Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Por G1 RN
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) distribuiu um lote de 122.250 doses da vacina da Oxford/Astrazeneca, nesta quinta-feira (27), aos municípios potiguares.
As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram ao estado na madrugada de quarta-feira (26).
Também foram distribuídas pouco mais de 3 mil vacinas da CoronaVac a municípios que informaram que não conseguiram concluir a aplicação de segunda dose com as doses que chegaram até então.
Segundo o governo, a quantidade vai permitir ao estado avançar com a vacinação das pessoas com comorbidades, ampliando também para pessoas com deficiência permanente que não recebem o BPC.
De acordo com Kelly Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, neste lote, o estado do RN recebeu doses específicas para trabalhadores dos aeroportos e portos, que serão distribuídas exclusivamente para os municípios de Parnamirim, Mossoró e São Gonçalo do Amarante – que dispõem de aeroportos – além de Natal, Areia Branca e Guamaré, que possuem portos.
Natal começou a vacinação de portuários ainda durante a manhã desta quinta-feira (27), após receber a remessa.
“A vacinação será feita no local de trabalho deste público. São ambientes que tem um fluxo de pessoas vindas de outros estados e países, então a fim de mitigarmos a disseminação de novas variantes aqui no estado é importante que façamos essa vacinação o quanto antes nestes trabalhadores. Ainda não recebemos um quantitativo suficiente, mas a ideia é vacinarmos quase 70% deste público neste primeiro momento”, afirmou Kelly.
Ainda nesta quinta-feira (27) à tarde também serão recebidas 9.360 unidades da Pfizer. As doses serão voltadas para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com defiiciência permanente. A Sesap fará junto aos municípios a coordenação para entrega das doses de vacinas, dentro das orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Com esses lotes, o estado alcançará a marca de 1,5 milhão de doses disponibilizadas.
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.