Secretaria de Segurança alerta para golpe do Pix em meio à onda de ataques no RN

Compartilhe
Foto: Iryá Rodrigues/g1

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e a Polícia Militar emitiram nesta terça-feira (21) um alerta para golpes praticados por criminosos em meio à onda de violência ocorrida no Rio Grande do Norte.

O comunicado aponta que “golpistas têm se aproveitado do atual contexto para impor o pânico e disseminar supostas ‘ordens’ para fechamento do comércio em algumas regiões”. Os bandidos pedem a transferência de valores via Pix.

“Se alguém ligar ou mandar mensagem para você ameaçando que seu imóvel, ou estabelecimento comercial será incendiado, ou alvo de disparos de arma de fogo, e para evitar que isso ocorra deve efetuar algum tipo de pagamento, trata-se de um golpe”, destaca o alerta.

A Sesed reforça que o cidadão que for alvo desse tipo de tentativa criminosa deve acionar imediatamente as autoridades, através dos telefones 190 e 181. De acordo com a PM, trata-se de crime de extorsão, previsto no Código Penal Brasileiro (Artigo 158), que prevê prisão entre 4 a 5 anos.

“Não faça qualquer transferência, acione a polícia”, finaliza o alerta.

Ataques no RN

O Rio Grande do Norte registrou ações criminosas em pelo menos 56 cidades desde a última terça-feira (14). Até o último domingo (19), o estado contabilizou ao menos 284 ataques contra prédios públicos, comércios e veículos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 146 pessoas suspeitas de envolvimento nos crimes foram presas, 41 armas e 139 artefatos explosivos foram apreendidos – dados referentes até 15h30 desta terça-feira (21).

Nesta terça-feira (21), oitavo dia de ataques no estado, bandidos dispararam tiros contra um fórum, atearam fogo em uma garagem municipal e tentaram incendiar a sede de um sindicato rural em cidades do interior do estado. Em Natal, pelo menos um criminoso tentou colocar fogo em uma garagem do setor de transportes da Polícia Civil e também em um barco na Praia da Redinha, mas nas duas situações o fogo não se alastrou.

Pela manhã, um artefato explosivo foi encontrado na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul da capital. O Bope foi acionado e explodiu o artefato por volta das 8h20.

Na segunda-feira (20), o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou em Natal o investimento de R$ 100 milhões na segurança pública do estado.

Por g1 RN

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Bem-vindo(a) a Santa Cruz 98 FM!