Sebrae seleciona seis artesãos para representar o RN na 24ª Fenearte

Compartilhe

Foto: Sebrae

O Sebrae do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) levará um grupo de seis artesãos para a 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) entre 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento é um dos principais do setor no Nordeste, atraindo visitantes e expositores de todo o mundo e oferecendo uma oportunidade única para os artesãos potiguares exibirem seus trabalhos e ampliarem suas redes de contatos e negócios. Este ano, a Fenearte contará com investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões do Governo do Estado de Pernambuco. A edição de 2024 terá como tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”.

Os artesãos selecionados para representar o Rio Grande do Norte na Fenearte são: Milena Córdula, da Meninas Maria; Márcia Oliveira, da Cooper Crutac; Salmira Torres, representando a Casa das Bordadeiras; Edilza Fernandes; Priscila Kennate, da Tramei; e Margareth Gomes, da Santá.

De acordo com a gestora do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Maezia Teodora, o evento representa uma importante vitrine para os artesãos exibirem seus trabalhos e promoverem a rica cultura do artesanato potiguar. Ao todo, estima-se que irão participar mais de cinco mil artesãos, expositores e empreendedores pernambucanos e também vindos de outros estados e até de outros países. Os artistas irão expor em cerca de 700 espaços de comercialização.

“A Fenearte se consolidou como um evento de grande impacto econômico e cultural, promovendo a valorização do artesanato nordestino e criando oportunidades de negócios para os empreendedores do setor. A presença dos seis representantes do Rio Grande do Norte irá agregar ainda mais valor a essa importante feira do segmento artesanal”, enfatiza a gestora do projeto.

A seleção dos artesãos que irão representar o RN, realizada por meio de uma curadoria do Sebrae, levou em consideração a pontuação por atendimento e recorrência. “Os artesãos foram selecionados por meio de edital público de chamamento. Em seguida, eles passaram por uma curadoria, participando de uma jornada de atendimento. Buscamos desse modo contribuir para a preparação deles para aproveitar oportunidades, como a Finearte, da melhor forma possível”, explica Maezia” explica Maezia.

Os artesãos potiguares irão apresentar uma ampla variedade de peças, abrangendo diversas tipologias. Entre elas, destacam-se o Bordado de Caicó com Indicação Geográfica (IG), vestuário infantil bordado, cerâmica, fibras naturais, costuras criativas, artigos de decoração e trançado com técnicas de renda patch aplique.

A Meninas Maria, loja de Acari/RN, estará entre os expositores no espaço do Sebrae na Fenearte. Representada pela artesã Milena Córdula, a marca apresentará moda sustentável 100% artesanal, para o público de 0 a 04 anos. De laços a calçados, ela desenvolveu um bordado próprio que caiu no gosto do público que encomenda de todas as partes do mundo.

“Aprendo muito e constantemente por meio das capacitações do Sebrae. Vou agregando conhecimentos que adquiro a cada encontro que me ajudam no crescimento especialmente do mercado online”, comentou Milena que comanda perfil no Instagram @meninasmaria com 20,4 seguidores.

O Sebrae-RN acompanhará os artesãos durante todo o evento, desde a montagem e abertura até a finalização da feira. A instituição fornecerá suporte logístico e assistência na organização dos espaços de exposição, a fim de garantir que os artesãos estejam bem preparados para aproveitar ao máximo as oportunidades de negócios e networking oferecidas pela Fenearte.

A artesã Delza Medeiros, de Natal, é outra expositora selecionada. Ela irá apresentar na feira, caixinhas de mensagem em papel reciclado, folhas de cajueiro bordados e formas de madeiras recicladas. Delza já participou de rodadas de negócio promovidas pelo Sebrae e já está partindo pra Recife com algumas encomendas na bagagem. “Já fui inclusive muito em rodadas de negócios de Sebrae, tanto que eu estou levando caixinhas pra uma cliente de Salvador, 80 pra um de Recife. Tenho um cliente que encomendou ano passado para levar para Itália. Então, estou animada com a participação e com boas expectativas de negócios”, disse.

Pela primeira vez, a Santá Artesanal Conceitual vai participar do Fenearte apresentando vestuário bordado e patch apliquê. A Santá é a loja oficial da Associação dos Artesãos de Santa Cruz e vai apresentar artesanato decorativo e utilitário. Para Margareth Gomes as expectativas são as melhores possíveis. “A gente está levando vestuário, almofadas e trabalhos decorativos, peças decorativas, enfim uma gama de trabalhos para apresentar nesta grande feira. Queremos expandir para fora do estado, que aqui é um sucesso e a gente tem essa mesma expectativa de lá, conseguir novos clientes”, comentou.

Tribuna do Norte

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.