Santa Cruz inicia atualização do inventário turístico e elaboração do Plano Municipal de Turismo

Compartilhe
inventarioturistico
Divulgação

A prefeitura de Santa Cruz deu início, no último dia 1º de fevereiro, a construção do Plano Municipal de Turismo e atualização do Inventário Turístico de Santa Cruz.

O trabalho é coordenado pela turismóloga e consultora Marília Gonçalves, da Start Consultoria, contratada pelo Sebrae RN, e conta com uma equipe de pesquisadores, formada por 10 integrantes, entre turismólogos e estudantes de turismo, todos residentes em Santa Cruz.

O primeiro, trata-se de um documento que vai servir como direcionamento da política de turismo nos próximos anos.

Já o inventário é um catálogo da oferta turística que trará o que há de atrativo, empreendimentos e instituições voltadas para a atividade turística, ou que podem servir de apoio ao turismo e ao turista. O inventário será a base para a construção do Plano Municipal de Turismo.

A coleta de informações para o inventário deve ser concluída até março. Os pesquisadores de campo, vão visitar cada um dos estabelecimentos ligados, direta e indiretamente, à atividade turística no município de Santa Cruz, para saber, por exemplo, qual tipo de serviço é ofertado, horário de funcionamento, capacidade de atendimento, se tem acessibilidade, entre outros. Para isso, será necessária a colaboração da comunidade que deve fornecer as informações. Vale ressaltar que todos os pesquisadores estão devidamente identificados de colete laranja e crachá com identificação.

Para a secretária de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, as ações fortalecem o planejamento do destino e são de extrema importância neste momento de retomada do turismo. “O município vem se preparando para grandes momentos, como a instalação do teleférico, e precisa estar pronto para as novas demandas que estão por vir”, ressaltou.

No próximo dia 14 de fevereiro, a consultora Marília Gonçalves, da Start Consultoria, vai realizar mais uma oficina com o trade turístico local para a construção do Mapa Estratégico e Plano de Ação do Plano Municipal de Turismo.

Desde o ano passado, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz firmou parceria com o Sebrae RN para realização de ações a favor do turismo no município, entre elas: o Festival Gastronômico, Fórum de Turismo Religioso, missão técnica com representantes do trade turístico local, pesquisas de mercado, Plano Municipal de Turismo e atualização do Inventário Turístico do destino.

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.