Santa Cruz inicia nova etapa de vacinação de trabalhadores de saúde contra Covid-19; confira
A Prefeitura de Santa Cruz inicia mais uma fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores de saúde do município.
Desta vez, serão vacinados trabalhadores dos setores público e privado pré-definidos pela secretaria de Saúde.
Os trabalhadores do setor público, no exercício da função, devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde do bairro DNER, onde será feito agendamento para vacinação.
Já os trabalhadores do setor privado e autônomos, devem se dirigir a Unidade Básica de Saúde do Centro da cidade. A autodeclaração, mencionada entre os documentos, será preenchida no local.
São considerados trabalhadores em saúde aptos a serem vacinados: Os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.
Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 8 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros).
Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.