Mossoró é a cidade mais violenta do Brasil, diz ranking mexicano; Natal é a sexta

Compartilhe
Foto: José Aldenir / Agora RN

A cidade de Mossoró, no Oeste potiguar, aparece como a primeira cidade mais violenta do Brasil em ranking divulgado pela ONG Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal do México. O levantamento foi divulgado na segunda-feira 20 e traz as 50 cidades mais violentas do planeta. A capital potiguar, Natal, aparece como a 6ª cidade mais violenta do país.

O Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal é uma das principais entidades internacionais no monitoramento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo.

Para o levantamento, a ONG mexicana utiliza dados da taxas de homicídios de cidades com mais de 300 mil habitantes. O índice é calculado por número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

No geral, Mossoró é a 11ª cidade mais violenta do mundo, conforme o ranking, e a capital potiguar aparece como 28ª. Ano passado, Mossoró registrou 167 homicídios, segundo o levantamento, e, com esse número, ficou com taxa 63.21. Já Natal registrou, de acordo com a ONG, 569 homicídios, resultando em uma taxa de 45.06.

O Brasil tem dez cidades no ranking, a maioria sendo da região Nordeste. Das 50 cidades, 17 são no México, dez no Brasil, sete nos Estados Unidos, seis na Colômbia, quatro na África do Sul, duas em Honduras, uma em Porto Rico, uma no Haiti, uma em Equador e uma na Jamaica. Os dados são referentes ao ano de 2022.

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.