Hospital Universitário Ana Bezerra registra maior aprovação de profissionais do Rio Grande do Norte para curso em Preceptoria do Ministério da Saúde

Compartilhe


Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Ana Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN), e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recentemente registrou uma alta aprovação de profissionais para iniciar o ‘Curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional de Preceptores para Integração Ensino e Serviço nos Territórios de Saúde’. Essa capacitação é promovida, para todo o país, pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Brasília, e a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – (SE/UNA-SUS), para aprimoramento na formação de preceptores atuantes nos Programas de Residência Médica, Uniprofissional e Multiprofissional. De 47 vagas disponíveis para o Rio Grande do Norte, 45 foram preenchidas por trabalhadores do Huab-UFRN.

O chefe do Setor de Gestão do Ensino do Huab-UFRN, Pedro Henrique Farias, destacou que esse resultado é muito satisfatório para a instituição. “Tivemos uma aprovação com índice de 96% para todo o Rio Grande do Norte e isso demonstra o quanto os profissionais do Huab estão buscando aprimorar suas competências. Essas capacitações contribuem para a transformação das práticas de ensino e da aprendizagem, principalmente por estarmos em um Hospital de ensino, desenvolvendo conhecimentos, habilidades, atitudes e valores”, ressaltou.

A fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher, Alianny Rodrigues, lotada na Unidade Multiprofissional do Huab-UFRN e atuante no Centro de Parto, foi uma das aprovadas na seleção. Segundo ela salientou, esse curso é uma oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos profissionais, além de contribuir para formação de novos residentes. “Essa formação vai trazer ferramentas e metodologia mais ativas e atualizadas. Eu acredito que um preceptor bem preparado, capacitado e atualizado, pode, sim, fazer a diferença significativa na experiência do aprendizado do aluno e, consequentemente, elevar o nível de atendimento aos pacientes nos serviços de saúde”.

Para todo o Brasil, foram ofertadas 2.800 vagas. O curso é composto por aulas on-line em nove áreas temáticas, são elas: Fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS); Gestão em Saúde; Atenção à Saúde; Promoção em Saúde; Valores Profissionais; Educação; Abordagem Familiar; Comunicação; e Trabalho em Equipe. A carga horária mínima para conclusão é de 180 horas, e a máxima, de 245 horas, cumpridas em até seis meses. Confira a lista de todos os aprovados, divulgada em 07 de junho, aqui. As matrículas já foram realizadas e os preceptores estão aguardando comunicado para início das aulas.

Sobre a Rede Ebserh

O Huab-UFRN fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Do Blog Édipo Natan

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.