Fevereiro pode ter chuvas com volume acima do normal, segundo Emparn

Compartilhe

Foto: Carmem Felix

A previsão meteorológica indica que o Rio Grande do Norte terá chuvas acima da média em fevereiro, segundo divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) nesta sexta-feira, 2.

Os resultados dos modelos meteorológicos regionais apontam um acumulado mínimo de chuvas esperado para o estado, estimado em 116,5 mm.

O meteorologista Gilmar Bristot explicou que em fevereiro, no RN, há uma tendência de chuvas acima do normal devido à continuação da atuação de sistemas meteorológicos transientes e ao início da atuação da Zona de Convergência Intertropical, responsável pelas chuvas nesta época do ano.

Em janeiro de 2024, as chuvas alcançaram uma média de 79,7 mm, representando um aumento de 29,4% em relação ao volume acumulado esperado para o período, que era a média de 61,6 mm. O Sistema de Monitoramento da Emparn registrou chuvas acima da média em todas as regiões do estado, com destaque para a Região Agreste Potiguar, seguida das Regiões Central Potiguar, Leste Potiguar e Oeste Potiguar.

Entre os municípios, Santana do Seridó (Seridó Potiguar) foi o mais chuvoso, com um acumulado de 189 mm, seguido por Triunfo Potiguar (Oeste Potiguar) com 180,2 mm e São Rafael (Oeste Potiguar) com 169,1 mm. Na região Agreste Potiguar, considerada a mais chuvosa, Monte Alegre registrou 133 mm. Macaíba foi o município mais chuvoso na região Leste Potiguar, com 135,6 mm.

Agora RN

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.