
Fala da prefeita de Santa Cruz sobre o Santuário de Santa Rita de Cássia gera polêmica
Por Credígila Medeiros
Uma fala da prefeita de Santa Cruz, Ana Fabrícia (Aninha de Cleide), proferida no último domingo (02), durante um evento da igreja evangélica, na qual congrega, gerou repercussão nas redes sociais e dividiu opiniões.
Na ocasião, a prefeita foi apresentada ao público presente no Ginásio Poliesportivo Marcílio Furtado como membro da igreja e também gestora da cidade.
Para os presentes e em live transmitida na internet, Ana Fabrícia disse o seguinte: “Vocês não imaginam o que essa prefeita vem passando a frente dessa cidade durante esses quase dois meses. Muitos olham pra mim e dizem que não sou mais nem evangélica, que não sou mais crente, porque não fui mais à igreja. Mas o Deus que nós servimos sabe como é que está meu joelho, sabe como é que está o meu sono, sabe como é que está meu coração. Você ficar à frente de uma cidade que há muito tempo foi entregue a forças que eu não vou dizer aqui… eu combato contra elas todos os dias. Os levantes que o inimigo vem fazendo pra destruir o que Deus levantou nessa terra são incessantes, são diários… e como é difícil você ouvir a voz de Deus. Ouvindo a voz dele desde uma campanha e hoje levantar a bandeira de uma mulher crente à frente de uma cidade que tem como cartão-postal uma imagem.”
O tom da fala da prefeita Ana Fabrícia foi interpretado como uma crítica a existência da imagem de Santa Rita de Cássia, que é, de fato, o cartão-postal de Santa Cruz.
A suposta crítica gerou uma reação, embora sem citar a fala da prefeita, até mesmo do pároco de Santa Rita de Cássia padre Vicente Fernandes que postou em sua conta do Instagram, um banner com a foto do Santuário e a frase: “Nosso cartão postal, nosso orgulho.” A conta oficial do Santuário na mesma rede social também fez um post que diz na legenda “mais do que um cartão postal! Nosso orgulho!” Outras pessoas também manifestaram o orgulho por ter a imagem como cartão postal da cidade com posts nas redes sociais.
Na postagem do Santuário a maioria dos comentários critica a fala da prefeita e demonstra orgulho pela existência do local. Alguns defenderam Ana Fabrícia e apontaram questões partidárias na origem da reação ao que foi dito.
Diante da repercussão, a prefeita emitiu uma nota de esclarecimento postada em suas redes sociais e diz que algo que aprendeu na vida é respeitar as pessoas e a fé de cada uma e que assumiu o compromisso de governar para todos, independentemente da crença pessoal dela.
Aninha ainda disse em nota que o Santuário de Santa Rita de Cássia é e sempre será um patrimônio de Santa Cruz, do povo e está acima de qualquer questão individual de fé.
Por fim, ela afirmou que o respeito à fé deve ser mútuo e com humildade reconhece que, se as palavras dela geraram qualquer dúvida, reitera o posicionamento de profundo respeito pela fé e pela Igreja Católica. E justifica ainda que algumas pessoas tentaram distorcer a situação para desestabilizar o trabalho que está realizando.
Vale ressaltar que o Santuário de Santa Rita de Cássia, além de um símbolo da fé católica, é um equipamento construído com recursos provenientes do governo federal, com investimento inicial de quase R$ 4 milhões, além de verbas do estado e município, portanto, com dinheiro público e consequentemente um bem de todos.
A importância do local que projetou a cidade de Santa Cruz para todo país e até mesmo para fora do Brasil, é inegável. O Santuário é hoje o principal atrativo turístico local e um dos principais do estado do Rio Grande do Norte no segmento do turismo religioso. Diante disso, e da visível imponência da obra concreta, é legítimo que o local tenha se tornado o cartão-postal de Santa Cruz, para além da religião.
Nota de esclarecimento da prefeita na íntegra:
Quero deixar claro que, se há algo que aprendi na vida, é respeitar as pessoas e a fé de cada uma delas. Quando assumi a Prefeitura, fiz isso com o compromisso de governar para todos, independentemente da minha crença pessoal. O Santuário de Santa Rita de Cássia é e sempre será um patrimônio de nossa cidade, do nosso povo, e isso está acima de qualquer questão individual de fé.
Nossa gestão sempre atuará de forma igualitária em todos os seus atos, inclusive no que diz respeito aos eventos, incluindo os religiosos. Como prova desse compromisso, já está agendado, desde da semana passada, para próxima segunda-feira, 10 de março, a primeira reunião de organização da Festa da Padroeira, o maior evento de nossa cidade, garantindo todo o suporte necessário, sem distinção.
Já demonstramos essa postura ao realizar um Carnaval plural e inclusivo, respeitando a diversidade e promovendo uma festa para todos.
Estamos trabalhando com dedicação para transformar Santa Cruz em uma cidade mais justa e igualitária. Quem me conhece sabe do respeito que tenho por todas as pessoas, independentemente de sua condição social ou crença, pois a fé é algo pessoal e inquestionável.
Reafirmo meu compromisso público: em nossa gestão, todos serão tratados com igualdade, como determina nossa Constituição. Repito, o Santuário de Santa Rita continuará sendo um patrimônio do nosso povo, um símbolo de nossa cidade e uma referência para o nosso turismo, inclusive já visitei o santuário, já depois de eleita pelo povo de Santa Cruz como
Prefeita.
O respeito à fé deve ser mútuo. E, com humildade reconheço que, se minhas palavras geraram qualquer dúvida, reitero meu posicionamento de profundo respeito pela fé e pela Igreja Católica.
Sei que algumas pessoas tentam distorcer essa situação para desestabilizar o trabalho que estamos realizando, mas confio que aqueles que realmente amam Santa Cruz compreenderão que jamais houve qualquer intenção de desrespeitar a fé ou qualquer expressão religiosa.
Seguimos firmes, com fé e compromisso trabalhando para todos, sem distinção.
Um forte abraço a todos
Santa Cruz, 03 de março de 2025
Aninha de Cleide – Prefeita de Santa Cruz
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.