E-Títulos habilitados no RN ultrapassam a marca dos 700 mil

Compartilhe

Foto: Reprodução

Dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que até essa quarta-feira (7), 743.818 eleitores do RN estavam com o aplicativo e-Título habilitados, isso corresponde a 28,08% do eleitorado potiguar, que é de 2.649.282 pessoas.

Considerando todo o Brasil, o RN ocupa a 9ª posição no ranking dos Estados com mais e-Títulos baixados em relação ao seu eleitorado, ficando atrás apenas de RR, SP, AP, RJ, PR, MS, SC e GO. Na região Nordeste, o RN ocupa o 1º lugar neste ranking.

Nas Eleições de 2022, cerca de 28 milhões de brasileiros usaram o aplicativo para acessar suas informações eleitorais de modo mais simples e rápido. Um número bem maior que nas Eleições de 2020, quando pouco mais de 5 milhões de pessoas baixaram o App. Com as eleições municipais se aproximando, mais de 45 milhões e 600 mil cidadãos em todo território nacional já habilitaram o e-Título.

Foto: TRE-RN

Benefícios do e-Título

Ativo desde 2017, o aplicativo e-Título permite o acesso rápido e fácil a informações como:

justificar ausência no dia das Eleições e após o pleito, visto que ele permite a visualização do local de votação por ser integrado ao Google Maps ou Waze para traçar a melhor rota para chegar à seção eleitoral;
dispensa a apresentação de documento oficial no momento da votação;
consultar seu local de votação;
emitir certidão de quitação;
emitir certidão de crimes eleitorais;
gerar o Título Eleitoral em formato PDF para impressão;
se inscrever para participar como mesário voluntário;
emitir declaração de trabalhos eleitorais;
consultar débitos com a Justiça Eleitoral;
efetuar pagamento por Pix ou por meio da emissão de boleto, dentre outros.
Inscrição para Mesário
As inscrições para mesário também podem ser realizadas através do e-Titulo, seguindo as abas “Mais Opções – mesário voluntário – confirmar”.

Lembrando que só é possível se candidatar a mesária ou mesário para a zona eleitoral em que está cadastrado o seu título de eleitor. Após a inscrição, seu nome entrará para uma lista e quando houver necessidade, o cartório fará a convocação.

Baixe o App

Sendo uma alternativa aos títulos em papel, o app traz uma economia perceptível na redução dos custos da Justiça Eleitoral, como na emissão de segundas vias dos títulos extraviados.

Para utilização do e-Título o eleitor precisa inicialmente baixar o aplicativo a partir das lojas de aplicativo Google Play (para dispositivos android) ou Apple Store (para dispositivos iOs). Esta etapa pode ser feita a qualquer tempo.

O passo seguinte é acessar o aplicativo e gerar o seu e-Titulo propriamente, preenchendo um cadastro online e respondendo algumas perguntas de segurança. Esta etapa de ativação deverá ser feita até antes do dia da votação do primeiro ou segundo turno, se houver. Esta limitação se justifica pois nos dia da votação os recursos computacionais do TSE estarão dedicados à consulta de locais de votação e ao recebimento das justificativas de ausência à Eleição.

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.