Campanha busca vacinar 200 mil estudantes com até 15 anos no RN

Campanha busca vacinar 200 mil estudantes com até 15 anos no RN

Compartilhe

Foto: MAGNUS NASCIMENTO

A campanha “Minha Escola Nota 10 na Vacinação: Nada de perder ponto na Saúde!” foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (14), no Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), localizado no bairro Bom Pastor, em Natal. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes em idade escolar e é conduzida de forma integrada pelas secretarias estaduais de Saúde e de Educação, com o apoio dos municípios potiguares. O objetivo é alcançar, somente na rede estadual, cerca de 200 mil estudantes.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, a escola também é um espaço de cuidado com a saúde, em uma abordagem intersetorial. “A escola não é apenas um lugar de conhecimento; é também um espaço de cuidado, de proteção à saúde, de preservação da vida. Essa campanha representa: ampliar a cobertura vacinal com foco nas escolas, envolvendo nossas crianças e adolescentes, desde a educação infantil até o ensino médio”, explicou.

A ação é realizada com base na nova legislação federal que reconhece a vacinação em escolas como uma estratégia específica de imunização. A ação prevê a aplicação de vacinas diretamente nas instituições de ensino, com o objetivo de recuperar os índices de cobertura vacinal — em queda desde 2016 — e conter o avanço de doenças imunopreveníveis. O Dia “D” está previsto para 26 de abril e o encerramento em 31 de maio.

Esse movimento no Rio Grande do Norte ocorre em consonância com o Ministério da Saúde, que, na última quinta-feira (14), estabeleceu a meta de vacinar 90% dos estudantes — crianças e adolescentes com menos de 15 anos — com os imunizantes contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV.

O secretário de Saúde do Estado, Alexandre Motta, reforçou a urgência da mobilização para restaurar a confiança da população no Programa Nacional de Imunizações e proteger os alunos de doenças potencialmente graves. “O HPV, por exemplo, causa câncer de colo do útero nas meninas e câncer de pênis nos meninos. Precisamos reconstruir uma sociedade que volte a confiar no Programa Nacional de Vacinação”, defendeu.

Segundo a secretária de Educação do RN, Socorro Batista, a campanha será desenvolvida de forma colaborativa. “Contamos com a ampla participação das redes municipais de educação, do setor privado e de todas as organizações que atuam na área educacional, pois o objetivo maior é imunizar as crianças, independentemente de onde elas estejam”, afirmou.

O investimento do Ministério da Saúde para garantir a logística e a execução da vacinação em todo o país é de R$ 150 milhões, sendo R$ 15,9 milhões destinados aos estados e o restante aos municípios. Em 2025, a campanha nacional deverá envolver 5.544 municípios, beneficiando mais de 27,8 milhões de estudantes em 109,8 mil escolas da rede pública.

Durante o evento, o diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, destacou que o Brasil está em processo de recuperação dos índices de cobertura vacinal. “O Brasil sempre foi referência em vacinação, mas registramos uma queda a partir de 2016, tendência que perdurou até 2022. A partir de 2023, essa curva começou a subir, e, desde então, estamos recuperando, ano após ano, a nossa cobertura vacinal”, afirmou.

O governo do RN não apresentou detalhes sobre o cenário atual da cobertura vacinal neste público-alvo.

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Bem-vindo(a) a Santa Cruz 98 FM!