Ana Bezerra e demais Hospitais Universitário do RN abrem inscrições para programas de iniciação científica e tecnológica com bolsas remuneradas

Compartilhe

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), anunciam o lançamento dos editais para os Programas de Iniciação Científica (PIC) e Iniciação Tecnológica (PIT). A iniciativa, realizada em parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponibilizará 15 bolsas no valor de R$ 700,00 mensais, por hospital, com duração de 12 meses consecutivos, destinadas a alunos de graduação regularmente matriculados na UFRN. Para todo o Brasil, a Rede Ebserh está oferecendo 615 vagas (369 para o PIC e 246 para o PIT).

O Edital PIC/Ebserh nº 06/2024, com inscrições abertas de 27 de junho a 19 de julho de 2024, visa selecionar 9 bolsistas para projetos de iniciação científica em cada hospital. O programa, que terá início em 2 de setembro de 2024, busca envolver estudantes em práticas e metodologias científicas, promovendo o desenvolvimento do pensamento científico.

Da mesma forma, o Edital PIT/Ebserh nº 08/2024, com inscrições no mesmo período, foca na seleção de 6 estudantes para projetos de iniciação tecnológica, para cada hospital, também com início em 2 de setembro de 2024. O objetivo é integrar os alunos em projetos que estimulem o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, alinhadas às necessidades do hospital.

Ambos os programas destinam 50% das bolsas à ampla concorrência e 50% ao sistema de cotas, promovendo a inclusão e a diversidade. As inscrições podem ser realizadas pelos links fornecidos nos respectivos editais.

De acordo com Carlos Alberto Almeida De Araújo, gerente de ensino e pesquisa do Huol, “Essa é uma oportunidade única para os estudantes se envolverem em projetos que não só aprimoram suas habilidades científicas e tecnológicas, mas também contribuem significativamente para o avanço das práticas de saúde no nosso hospital”.

Por blog do Édipo Natan

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.