Novo arcebispo cogita criar mais uma diocese no RN
O novo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, já está na capital potiguar, onde assume o comando da Igreja Católica no Rio Grande do Norte em substituição ao arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Nesta sexta-feira (6), Dom João explicou quais seus primeiros planos para o novo posto e cogita, inclusive, a criação de uma nova diocese no estado.
Apaixonado por animais, Dom João não veio sozinho para Natal. Em sua companhia vieram seus três cachorros: os vira-latas Popó, Holf e Chico. “Eles se preocuparam em me acolher, mas também aos animais. Eu criei uma relação afetiva com eles, não dá para chegar e abandonar”, ressaltou.
O Arcebispo é o segundo baiano a assumir a Arquidiocese de Natal e, além de religioso, tem formação universitária, com especialidade em Filosofia e estudos acerca da violência urbana.
Sobre a atuação no estado, Dom João disse que ainda terá que discutir acerca dos planos com os demais membros do Clero no Rio Grande do Norte. Contudo, ele cogita a criação de uma nova diocese para “desafogar” e descentralizar as decisões. Atualmente, há dioceses em Caicó e Mossoró. “Isso é uma possibilidade, mas precisaremos discutir”, disse.
Posse
Dom João toma posse neste sábado (7), na Catedral Metropolitana. A programação se inicia às 8h30, em frente à Catedral, com o hasteamento das bandeiras e entrega da chave da cidade de Natal ao novo arcebispo, pelo prefeito municipal, Álvaro Dias. Em seguida, Dom João adentrará a Catedral, aspergindo o povo com água benta.
A celebração da missa será às 9 horas. Logo após a procissão de entrada, o chanceler da cúria metropolitana, Padre Francisco de Assis Melo, fará a leitura da bula (documento) do Papa Francisco, nomeando Dom João para arcebispo metropolitano de Natal. Em seguida, o então administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Jaime Vieira Rocha, entregará o báculo (cajado) a Dom João Cardoso, como gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo arquidiocesano.
Outro momento significativo, durante a missa, será a ocasião em que todos os padres e diáconos irão até o novo arcebispo para cumprimentá-lo e prestar-lhe respeito e obediência.
TN Online
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.