Servidores do Estado protestam contra falta de reajuste salarial em 2024
Foto: Magnus Nascimento
Reunidos em frente à Governadoria, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal, servidores da administração direta e indireta, aposentados e pensionistas, protestam na manhã desta terça-feira (9) em ato unificado contra a proposta do Governo do Estado de reajuste zero de salários para 2024. O Executivo prometeu reposição salarial apenas para o próximo ano, com base no IPCA, somado ao índice de 2023, dividido em duas parcelas. Os trabalhadores chamam a decisão de “deboche” e pressionam o Executivo por uma proposta que contemple o ano corrente.
Participam do ato representações como o Sinsp, Sinai, Sintest, Sinte e Conlutas, dentre outras. “Zero por cento de reajuste é desrespeito e deboche. A governadora concedeu aumentos para a categoria dela, os professores, e de mais de 5% para os procuradores. Foram mais de R$ 22 mil de reajuste para o secretário da Fazenda desde 2019, isso num governo de origem popular. E para a saúde e outras categorias, a governadora tem a cara de pau de oferecer zero por cento de reajuste”, criticou a presidente do Sinsp, Janeayre Souto.
Rosália Fernandes, uma das coordenadoras do Sindsaúde, também reclamou da decisão de não reajuste. Os trabalhadores da área estão em greve desde a última quarta-feira (3) em todo o Estado. “A categoria e os sindicatos não estão contentes, principalmente porque alguns setores foram privilegiados, como secretários, procuradores, desembargadores e auditores. Enquanto isso, o conjunto de servidores que carrega esse Estado nas costas, fica sem qualquer aumento”, disse Fernandes.
Tribuna do Norte
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.