RN mantém intervalo de 12 semanas entre doses da vacina AstraZeneca

Compartilhe

Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters
 
O Rio Grande do Norte decidiu manter o intervalo de 12 semanas entre a aplicação da primeira e da segunda dose da vacina AstraZeneca. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) nesta sexta-feira (9).
 
Estados brasileiros anunciaram encurtamento no período entre as aplicações da primeira e segunda dose como medida contra a variante delta após estudo apontar que apenas esquema vacinal completo é eficaz. Na quarta, São Paulo confirmou que a variante já circula no estado.
 

Já divulgaram a redução do intervalo: Pernambuco (60 dias), Acre (45 dias), Ceará (60 dias), Espírito Santo (70 dias) e Piauí (70 dias) (Alagoas e Sergipe fizeram mudanças pontuais). O estado de São Paulo também manifestou essa intenção, mas disse ainda depender de aval da Anvisa.

A bula da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela produção e importação da tecnologia da AstraZeneca, diz que “a segunda injeção pode ser administrada entre 4 e 12 semanas após a primeira“.

Em nota, a Sesap disse que “manterá a recomendação do Ministério da Saúde e não diminuirá o intervalo de 12 semanas entre a aplicação da primeira e da segunda dose das vacinas de Oxford e Pfizer”.

á o Ministério da Saúde informou que “acompanha a evolução das diferentes variantes do Sars CoV-2 no território nacional e está atento à possibilidade de alterações no intervalo recomendado”.
 
Por G1RN

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Bem-vindo(a) a Santa Cruz 98 FM!