Ministério da Agricultura amplia área livre da ‘mosca-das-frutas’ em 21 municípios do RN

Foto: Embrapa Hortaliças
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) revalidou o reconhecimento de áreas livres da praga mosca das frutas (Anastrepha grandis) em municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará. A decisão está prevista em uma Portaria (nº 1.511), publicada nessa quarta-feira (7). No Rio Grande do Norte, o reconhecimento abrange 21 municípios:
Afonso Bezerra
Alto do Rodrigues
Apodi
Areia Branca
Assú
Baraúna
Caraúbas
Carnaubais
Felipe Guerra
Grossos
Governador Dix-Sept Rosado
Ipanguaçu
Jandaíra
Macau
Mossoró
Pedro Avelino
Pendências
Porto do Mangue
Serra do Mel
Tibau
Upanema
A manutenção do status sanitário é considerada estratégica para a agricultura, especialmente para cadeias produtivas ligadas à fruticultura e à exportação, já que a Anastrepha grandis — também conhecida como mosca-das-cucurbitáceas — pode causar prejuízos significativos às lavouras.
A renovação do status sanitário é considerada essencial para a competitividade da produção agrícola potiguar, além de ampliar a segurança fitossanitária e contribuir para a abertura e manutenção de mercados nacionais e internacionais para os produtores da região.
Além do Rio Grande do Norte, o Mapa também revalidou o reconhecimento de áreas livres em 12 municípios do estado do Ceará, localizados principalmente na região do Baixo Jaguaribe.
De acordo com a portaria, o reconhecimento das áreas livres será mantido por tempo indeterminado, desde que sejam cumpridas as exigências sanitárias previstas na Instrução Normativa nº 13, de 2006, que estabelece critérios para vigilância, monitoramento e controle da praga.
O ato revoga a Portaria nº 305, de maio de 2021, e atualiza a base de dados utilizada pelo ministério, com correções nos códigos de identificação de alguns municípios, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.