Justiça determina que governo do RN pague 13º salário de servidores da saúde em dezembro

Justiça determina que governo do RN pague 13º salário de servidores da saúde em dezembro

Compartilhe

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Justiça determinou nesta segunda-feira (16) que o governo do Rio Grande do Norte pague o 13º salário dos servidores da saúde do estado neste mês de dezembro, ou seja, até o fim de 2024. A decisão vale para servidores ativos, aposentados ou pensionistas e cabe recurso.

A decisão atendeu a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (SindSaúde), que entrou Justiça após o governo divulgar, no dia 11 de dezembro, um calendário de pagamento que previa que servidores com salários acima de R$ 4,2 mil receberiam apenas a partir de janeiro.

Em nota, o governo do Rio Grande informou que vai recorrer da decisão, “pois ela modifica e desorganiza o planejamento de todas as despesas”. O governo defendeu ainda que o pagamento do 13º salário é competência do Poder Executivo Estadual, “respeitando a disponibilidade de recursos e fluxo financeiro diário”.

Na decisão, o magistrado Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, citou a divisão do pagamento por faixa salarial “fere o princípio da isonomia ao estabelecer tratamento diferenciado entre servidores da mesma categoria, baseando-se apenas na faixa salarial, sem qualquer justificativa legal para tanto”.

Decisão

O juiz pontuou na decisão que a Constiuição Estadual, em consonância com a Federal, determina os vencimentos dos servidores públicos estaduais até último dia de cada mês, e que uma Lei Complementar de 2024 determina que o 13º salário é pago no mês de dezembro.

Diante disso, segundo o magistrado, o anúncio de parte do pagamento para janeiro de 2025 “viola frontalmente os dispositivos legais citados”.
O juiz citou que o pagamento pontual da remuneração “representa mais do que obrigação, configurando-se como elemento essencial para a estabilidade financeira e o planejamento orçamentário dos servidores substituídos e de suas famílias, diante de seu caráter meramente alimentar”.

Segundo o magistrado, receber a remuneração na data legalmente prevista permite que o servidor “se organize com previsibilidade e segurança”. O juiz citou ainda que o atraso “gera incerteza financeira que transcende o aspecto meramente econômico”.

Calendário do 13º

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou no dia 11 de dezembro que o calendário de pagamento do 13º salários dos servidores do estado.

“Mesmo diante das imensas dificuldades financeiras que o Estado tem enfrentado, especialmente com a redução do ICMS, mais uma vez o Governo do Estado, trazendo segurança e previsibilidade, apresenta o calendário de pagamento do 13º”, postou a gestora nas redes sociais no dia.

O calendário de pagamento foi feito da seguinte forma:

20 de dezembro: Servidores ativos, aposentados, pensionistas que ganham até R$ 4.200 (bruto)
20 de dezembro: Empregados públicos, regidos pela CLT
20 de dezembro: Servidores ativos que trabalham no DEI, DETRAN, IDEMA, IPEM, IPERN, JUCERN e ARSEP (que já receberam adiantamento em julho)
10 de janeiro de 2025: Demais servidores

Por g1 RN

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Bem-vindo(a) a Santa Cruz 98 FM!