Instituto Metrópole Digital abre 224 vagas para cursos na área de Tecnologia da Informação
Foto: Divulgação/IMD
O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com 224 vagas abertas para ingresso em diversas modalidades de cursos.
As oportunidades estão distribuídas entre cursos de especialização, mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado, além de formações do Programa de Estudos Secundários (PES), que podem ser feitas por qualquer profissional com ensino superior completo ou incompleto reconhecido pelo MEC.
Programa de Estudos Secundários (PES)
As formações do PES estão com inscrições abertas até o próximo sábado (25). São oferecidas 35 vagas, distribuídas entre 7 áreas: Bioinformática, Ciência de Dados, Inovação e Empreendedorismo, Informática Educacional, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Jogos Digitais.
O processo seletivo consiste em prova on-line de conhecimentos específicos e os cursos, que são gratuitos, têm duração máxima de 24 meses.
Dispositivos móveis
Dentre as especializações ofertadas pelo IMD, está a de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, com 77 vagas abertas (70 são para o público externo e 7 para o interno).
As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro. O processo seletivo consiste em análise de experiência profissional e avaliação de histórico escolar.
Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI)
Outra formação do Instituto com vagas abertas é o mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI).
Com três linhas de pesquisa principais – “Engenharia de Software”, “Inteligência Computacional” e “Infraestrutura de TI” –, o programa está com 29 vagas abertas e o prazo de inscrições se encerra no dia 28 de setembro.
Tecnologias educacionais
Também no formato de mestrado profissional, encontra-se a formação do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais (PPgITE). Para o curso, estão sendo oferecidas 33 vagas, com inscrições abertas até o dia 7 de novembro.
O mestrado dispõe de duas linhas de pesquisa: “Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais” e “Práticas Educativas com Tecnologias Digitais”, com duração total de 360h.
A nova turma está com as aulas previstas para começarem em abril de 2022.
Bioinformática
Já o Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo) do IMD está com processo seletivo aberto desde o primeiro trimestre deste ano. Em regime de fluxo contínuo, atualmente a seleção oferece, em sua “Demanda 3”, um total de 50 vagas, distribuídas para mestrado e doutorado, cujas inscrições seguem abertas até os dias 23 e 29 de outubro, respectivamente.
As oportunidades são regidas por três editais diferentes. Dois deles coordenam o ingresso de pesquisadores de empresas de TI ou de Biotecnologia nos cursos de mestrado ou doutorado, ambos com 10 vagas cada. Já o terceiro edital oferece 30 vagas para doutorado com ampla concorrência.
Mais informações estão disponíveis no site do SIGAA.
Por g1 RN
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.