Eleições 2024: Cerca de 12 mil agentes integram esquema de segurança no RN
Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Por g1 RN e Inter TV Cabugi
Cerca de 12 mil agentes de segurança foram escalados para trabalhar no Rio Grande do Norte durante as eleições municipais do próximo domingo (6), segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed).
O anúncio da operação especial para a eleição foi feito pela pasta em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (4). Os agentes vão atuar nas ruas e espalhados pelos 1.524 locais de votação do estado.
O titular da Sesed, coronel Francisco Araújo, explicou que a distribuição dos agentes no dia da eleição foi feita de acordo com a quantidade de sessões eleitorais que cada município tem e com os pedidos de cada zona eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“As forças de segurança pública do estado irão trabalhar de forma integrada com as forças federais e com as forças de defesa nacional. Então, é uma operação integrada com todos esses órgãos nos locais onde há necessidade de reforço e de colocar um maior número de agentes”, disse Araújo.
Segundo a Sesed, com exceção dos servidores de férias ou em cumprimento de licença médica, todos os ativos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia foram convocados para trabalhar no dia da eleição. O total do investimento foi de quase R$ 10 milhões em diárias operacionais.
O secretário de Segurança também reforçou que a portaria sobre a Lei Seca – a proibição de vendas de bebidas alcóolicas no dia da eleição – não sofrerá alteração, seguindo uma recomendação feita pelo Ministério Público em 2023. O RN não terá Lei Seca na eleição de domingo.
A pasta também reforçou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe que os Caçadores Atiradores e Colecionadores (CACs) de transitarem no sábado (5) e domingo (6) com armas e munições em todo o país.
Tropas federais e reforço nos municípios
Em relação aos munícipios que tiveram as tropas federais deferidas (João Dias, São Gonçalo do Amarante e Jardim de Piranhas), o secretário afirmou que o trabalho das forças federais acontece em conjunto com as instituições do estado, havendo um incremento no efetivo.
“Todos os locais onde existem relatórios da inteligência e investigações policiais com inquéritos policiais restaurados, o reforço e a atenção da sociedade de segurança, elas aumentam para garantir a lei e a ordem naquele local”, explicou.
“No município de João Dias, desde o crime, que há um reforço constante do efetivo, com viaturas, equipamentos e homens e mulheres trabalhando lá”, completou.
Segundo a delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, 63 delegacias municipais foram preparadas para funcionar e 90% dos municípios do interior do estado terão cobertura do órgão no dia das eleições.
“Colocamos equipistas em vários municípios onde há notícia de um acionamento do pleito eleitoral, além das nossas 13 delegacias regionais, ou seja, os nossos policiais estarão atuando nas delegacias de plantão que já funcionam normalmente e em outras cidades terão equipes fazendo policiamento e reforço do policiamento nas delegacias para atendimento aos crimes eleitorais”, disse.
Segundo a delegada, a Polícia Civil contará com 440 policias no interior do estado e 150 na região metropolitana. Ao todo, 63 municípios terão plantões extras e o policiamento será reforçado em nove munícipios.
A Secretaria de Segurança também informou que vai ativar no domingo o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que contará com servidores dos órgãos do sistema de segurança pública para gerenciar as ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral, para que a operação seja acompanhada em tempo real.
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.