
Cobertura vacinal contra a gripe está abaixo de 48% no RN
Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal
O Rio Grande do Norte está abaixo da meta de vacinação da população contra a Influenza, de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública.
O percentual é de cobertura estava em 47.72% até a manhã desta quarta-feira (30), segundo a pasta, o que preocupa as autoridades em saúde. A campanha começou em abril.
Fazem parte do público-alvo da campanha as pessoas idosas, gestantes e crianças acima dos seis meses até os seis anos de idade. Ao todo, esse público é composto por 798.792 pessoas, porém menos da metade está imunizada.
“O que é mais preocupante é que os grupos que estão inseridos na cobertura são os grupos vulneráveis. Os idosos, as crianças e as gestantes. Os três grupos que mais adoecem, mais hospitalizam e vai a óbito”, considerou Laiane Graziela, responsável técnica do Programa Estadual de Imunização.
Apesar disso, o estado já aplicou vacinas em 768.310 pessoas porque abriu a imunização para pessoas de outras faixas etárias.
Entre outras estratégias para aumentar a cobertura, o estado planeja realizar um Dia D de vacinação em agosto para incentivar a imunização de adolescentes, mas também desses grupos prioritários.
Ainda de acordo com a representante da Sesap, uma reunião entre o estado e representantes do município definiu que a vacinação para o público geral será encerrada no dia 15 de agosto. A aplicação nos grupos prioritários será mantida.
G1RN
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.