Candidatos apostam nas redes sociais no início da campanha
No primeiro dia de campanha autorizada pela Justiça Eleitoral, inclusive na internet, os candidatos a governador do Estado começaram adequando ou mostrando novos perfis nas redes sociais, com apresentação de propostas administrativas aos eleitores do Rio Grande do Norte e numeração de como serão votados nas urnas eletrônicas nas eleições de outubro de 2022.
Todos os sites dos candidatos ao governo e senado e também a deputado, federal e estadual, em redes sociais são cadastrados por ocasião de pedidos de registros de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Dos nove candidatos ao governo, dois não registraram sites na Justiça Eleitoral: Bento”, do PRTB e Nazareno Neris (PMN). Em alguns casos, mesmos registrados, a conta nem aparece na rede, como o Twitter, ou quase inativa no Instagram, como é o caso do candidato Rodrigo Vieira (DC).
O candidato do partido Solidariedade, Fábio Dantas, aparece com o seu número de campanha 77 e uma foto ao lado do deputado Galeno Torquato (PS), que iniciou sua agenda oficial de campanha, ontem, recebendo o apoio da prefeita de Alexandria, Jeane Saraiva.
Mas também aparecem perfis extraoficiais de simpatizantes, como o ‘fabiodantasgovernador”, onde se apresenta o candidato Fabio Dantas mostrando, no Instagram, partes do Plano de Governo, como o “RN livre para crescer”, em que pretende revogar todas as leis protecionistas, reduzir as alíquotas de impostos e reduzir a burocracia para empreendedores.
Esse perfil não autorizado mostra Dantas ao lado do candidato a vice, Ivan Júnior, e o número a ser digitado na urna em 02 de outubro. ”Agora começou! Vamos com fé e vem conosco mudar a realidade do Rio Grande do Norte, agora é 77”.
Candidata à reeleição, a governadora Fátima Bezerra tem um perfil com jingle chamando a atenção para a denominação de sua coligação – “O melhor vai começar” e ainda imagem dela com seu nome ao lado do ex-presidente Lula.
Num vídeo, Fátima Bezerra diz aos internautas: “Oi, galera. Agora a campanha começou pra valer, vocês já viram que minhas redes estão de cara nova? Digam ai se gostaram!, Agora é usar e compartilhar à vontade com seus amigos e amigas…”
A governadora ainda diz: “Agora vamos trabalhar nas redes e nas ruas, para manter o Rio Grande do Norte no rumo certo e eleger Lula presidente de novo, sem medo de ser feliz”.
No Twitter, Fátima Bezerra chamava a atenção para a largada da campanha de rua, com caminhada a partir das 16 horas de hoje, em Golandim, São Gonçalo do Amarante.
Já a candidata Clorisa Linhares (PMN) aparece no Instagram, com o slogan “Pé no chão e Deus no coração” e embaixo do seu nome, o vice Erick Guerra.
O candidato do Podemos, senador Styvenson Valentim, explicou em um de seus perfis no Instagram, que a metodologia de campanha “não será feita nos moldes que todo mundo já conhece, modifiquei algumas coisas de 2018, quando fui candidato a senador”.
“Algumas coisas é que não vou gastar dinheiro público”, disse ele, referindo-se ao fundo eleitoral, uso de horário de tempo e tv, tempo que o Podemos já havia disponibilizado junto com recursos para a sua campanha.
Valentim ainda disse que não usará recursos próprios e nem fará “vaquinha” para custear a campanha. “O que vai ser utilizado é básico, dentro das minhas limitações e das exigências legais, pagamento de advogado, contador”, exemplificou, que garantir ir a todos os debates de campanha para não levantar questionamentos dos adversários.
Segundo ele, os eleitores poderão ter acesso ao Plano de Governo, que foi registrado na Justiça Eleitoral, no site também cadastrado no TRE – www.styvensonvalentim.com.br.
O senador afirmou a apoiadores que compreendessem a sua forma de fazer campanha, fora dos moldes tradicionais e exclusivamente nas redes sociais: “Isso não é desdenhar de uma campanha eleitoral, pelo contrário, o verdadeiro candidato é escolhido pela população antes mesmo de chegar às urnas”.
“A gente vai combinar dias e horários específicos nas redes sociais para falar sobre o Plano de Governo”, disse ele, diretamente de Brasília.
A candidata à governadora Rosália Fernandes (PSTU) tem usado lives no Instagram para também se comunicar com o eleitor, com transmissão às 18 horas. No Twitter, por exemplo, ela disse que, se eleita, vai cobrar imposto progressivo sobre faturamento das grandes empresas para aplicação em obras públicas e absorver desempregados na construção de hospitais, escolas, estradas, saneamento e moradia.
Danniel Morais (PSOL) tem aproveitado a rede social para apresentar sua agenda semanal. Ontem, ele gravou programa eleitoral na praça Gentil Ferreira, e hoje faz campanha na avenida Roberto Freire com Ayrton Senna, em Capim Macio.
Corrida ao Senado se adapta às redes sociais
A campanha para senador também tomou as redes sociais, oficialmente. O ex-ministro Rogério Marinho (PL) coloca-se como “O cara que faz”, numa alusão ao período em que serviu ao presidente Jair Bolsonaro no Ministério do Desenvolvimento Regional.
“Estamos juntos, com vontade e alegria, Compartilhe o número da vitória, é 222, é trabalho com realização da parceria forte com o governo federal”, conclamou no Twitter e Instagram.
Deputado federal e candidato a senador, Rafael Motta, colocou vídeos nas redes sociais, relembrando sua trajetória política, desde sua eleição de vereador em Natal. E continua se apresentando como único candidato no Rio Grande do Norte que apoia Lula para presidente da República.
O candidato a senador Carlos Eduardo Alves não tem site cadastrado no TRE, mas tem contas em redes sociais. No Twitter ele relata a parceria política com a governadora Fátima Bezerra (PT): “Essa dupla já deu certo demais e está pronta para fazer o RN seguir avançando”.
Carlos Eduardo ainda afirmou: “Temos um longo histórico iniciado em 1989. Uma parceria que já deu certo muitas vezes”.
No Instagram, o ex-prefeito de Natal avisa que, ontem, iniciou, de maneira oficial, “uma grande caminhada”. Fala sobre sua carreira política, quatro mandatos de deputado estadual e de prefeito: “Sinto-me pronto para o maior desafio da minha carreira política, o Senado é a casa legislativa mais importante do país e requer muita experiência e capacidade para trabalhar pelo Estado”.
Já o candidato Freitas Júnior se apresenta no Twitter como “alternativa aos filhos da oligarquia e aos candidatos da extrema-direita”, tendo compromisso em defesa do meio ambiente e dos trabalhadores.
Candidato do Podemos ao Senado Federal, o médico Geraldo Pinho diz no Instagram que o Rio Grande do Norte “já mostrou que é possível eleger senador sem grandes estruturas” e sem apoios de governador, prefeitos e grupos tradicionais da política.
Os candidatos Marcelo Guerreiro (PRTB), Marcos do MLB (UP), Pastor Silvestre (PMN) não têm sites registrados no TRE. As páginas da veterinária Shirlei Medeiros não aparecem ou são pouco exploradas.
Tribuna do Norte
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.