Brasil registra maior média móvel de casos de Covid-19 desde o começo da pandemia

Compartilhe

Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS

Evelin Azevedo

A média móvel de casos de Covid-19 bateu um novo recorde nessa terça-feira, chegando a 54.784. Isto significa que, nos últimos sete dias, essa foi a média de diagnósticos positivos para o novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram notificados 61.660 casos da doença, elevando para 8.195.493 o total de pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 em território brasileiro. Também foram registradas 1.109 novas mortes, totalizando 204.726 vidas perdidas. A média móvel de óbitos ficou em 993, quebrando a sequência de dois dias acima de mil.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Os estados que mais notificaram novos casos de Covid-19 foram São Paulo (12.702), Paraná (8.927) e Minas Gerais (7.826). Já os que registram mais mortes foram São Paulo (283), Rio de Janeiro (205) e Rio Grande do Sul (121).

Os dados são do consórcio formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até as 20h. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

O Globo

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Bem-vindo(a) a Santa Cruz 98 FM!