Motoristas pagam até R$ 30 para usar desvio improvisado em fazenda, após rompimento de ponte na BR-304 no RN
Foto: Reprodução
Um desvio improvisado aberto dentro de fazendas de Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte, tem sido a alternativa usada por motoristas que utilizam a BR-304 desde esta segunda-feira (23).
Uma ponte se rompeu no dia 31 de março e, desde então, a rodovia que liga as maiores cidades do estado – Natal e Mossoró – está interditada.
Para acessar ao desvio, que tem 2,7 km, os motoristas precisam desembolsar R$ 20, no caso de carros de passeio, e R$ 30 no caso de caminhonetes. Carretas não podem passar pelo trecho. A via alternativa funciona no sistema pare e siga.
Segundo o empresário Armando Filho, a ideia do desvio surgiu logo após o desmoronamento na ponte. Ele conta que a fazenda de pecuária pertence à família há mais de 50 anos também perdeu alguns animais na cheia do Rio Ponta da Serra, que causou o rompimento da via.
No entanto, a estrada alternativa só foi construída após diálogos com empresários da região. De acordo com ele, a medida também dependia de acordo com o proprietário de uma fazenda vizinha.
Armando afirmou que cerca de 200 veículos usaram o desvio no primeiro dia de funcionamento. O horário é limitado, das 5h às 17h.
De acordo com o empresário, a taxa cobrada visa cobrir os custos com a construção do desvio. Viaturas oficiais e ambulâncias não pagam pelo serviço.
“Tem gente que acha barato, pela economia de tempo, de combustível. A gente contratou trator, retroescavadeira, caminhões-caçamba, gastamos uns R$ 30 mil, e tem uma máquina de dia e de noite dando atendimento”, explicou.
Ainda segundo o responsável pela fazenda, alguns dos usuários chegaram a se emocionar, ao passsar pelo local.
“Algumas pessoas choram. Dizem que foi Deus que tocou no coração da gente”, disse.
Desvio oficial ainda não foi concluído
Desde o desmoronamento da ponte, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) anunciou a construção de um desvio na rodovia. A princípio, o prazo para construção era de 15 dias.
Nesta terça-feira (23), o órgão informou que precisou mudar o cronograma da obra, por conta das “constantes chuvas”, e apresentou nova previsão, de que o desvio passe a operar até o início do mês de maio.
O prazo para reconstrução da ponte não foi informado.
Outras rotas apresentadas pelo governo logo após o desmoronamento da ponte acabam aumentando a distância percorrida entre Natal e Mossoró. Veja as rotas alternativas:
Sentido Natal – Mossoró
Rota 1: BR-226, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, acessando A BR-304, em direção a Mossoró;
Rota 2: BR-406 até Macau, seguindo pela RN118, acessando a BR-304 (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.
Mossoró – Natal
Rota 1: Saindo pela BR-304 e acessando a RN-118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau- pegar BR-406, em direção a Natal;
Rota 2: BR 304, acessar RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226
Rota 3: Sair pela BR-110 e pegar a BR-226 até Natal
Por g1 RN
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