Censo 2022: recusa de brasileiros em responder pesquisa atrasa conclusão do levantamento

Compartilhe
Foto: Jornal Hoje/Reprodução

Por Anselmo Caparica, Jornal Hoje

Oito em cada dez brasileiros já responderam o Censo Demográfico 2022 que começou a ser feito no ano passado. A recusa dos brasileiros em receber os recenseadores atrasou a conclusão do levantamento, mas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou que pretende encerrar a coleta de dados no fim de janeiro.

Segundo o instituto, a média nacional de recusa é de 2,82%. O estado de São Paulo lidera esse ranking: 5,42% dos entrevistados disseram “não” para os recenseadores. O número de recusa também é grande em Mato Grosso, Rio De Janeiro, Roraima, Amapá e Espírito Santo.
“A maior justificativa é a falta de interesse porque a segurança já foi quebrada. Todo mundo sabe a importância do Censo. Já sabe os cuidados que tem que ter ao receber o recenseador na sua casa”, explica Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do IBGE.

Condomínios

Ainda de acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE, os recenseadores estão tendo mais dificuldade em condomínios.

“Você tem um diferencial de trabalhar com condomínios de luxo, onde os síndicos não colaboram, os porteiros não colaboram. Claro que existe síndicos profissionais que permitem que o recenseador do IBGE consiga exercer a profissão dele. Por lei, o funcionário público precisa ser atendido. É o caso do recenseador”, esclarece Cimar Azeredo.
O síndico de um condomínio na Zona Sul de São Paulo fez o recomendado pelo IBGE: recebeu o recenseador e avisou aos moradores que eles poderiam responder a pesquisa pelo interfone.

Somos 207 milhões de brasileiros

Uma prévia do censo demográfico divulgada na semana passada pelo IBGE indicou que o Brasil tem 207 milhões de habitantes. O diretor de Pesquisa ressalta a importância do levantamento para o país:

“É importante a população conhecer, qual é o número de desempregados no Brasil em determinado município, qual é o número de pessoas analfabetas, qual é o nível de escolaridade da população brasileira, qual é o percentual de domicílios no Brasil que tem esgotamento sanitário abastecimento de água. É fundamental conhecer esse detalhamento que o censo brasileiro, que é uma das maiores operações censitárias em termos de conteúdo no mundo”.

Para quem ainda não respondeu a pesquisa, o IBGE criou o Disque-Censo: 137. Você liga e o instituto manda um recenseador na sua casa. Mas o serviço ainda não está disponível para todo o Brasil.

* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Bem-vindo(a) a Santa Cruz 98 FM!