Rio Grande do Norte anuncia fim de epidemia de arboviroses, aponta Sesap
Foto: SHUTTERSTOCK/KHLUNGCENTER
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) anunciou, nessa terça-feira (23), os dados do mais recente boletim epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte. Diante dos dados, a pasta anunciou o fim da epidemia das arboviroses no estado.
Segundo a pasta, a doença voltou para a escala de uma endemia, que é quando as arboviroses são recorrentes, mas não apresentam aumentos significativos de casos.
“É necessário que medidas de control e prevenção continuem sendo adotadas, pois o enfrentamento exige envolvimento de diversos setores da sociedade”, afirma Sílvia Dinara, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue.
Segundo o boletim, foram 7.512 confirmações de casos de dengue, 2.798 casos confirmados de Chikungunya e 468 casos confirmados de Zika, sendo 20 em gestantes.
Segundo o boletim, em relação à dengue, desde a 20ª semana epidemiológica do ano os números de infectados pela doença vem apresentando queda – atualmente o estado está na 32ª.
No caso de Chikungunya, a curva decrescente começou a partir das 23ª semana epidemiológica. “Tais comportamentos evidenciam o fim da epidemia de Chikugunya no RN”, afimou a pasta.
Foto: Divulgação/Fiocruz
Direcionamentos
A pasta reforça medidas de prevenção à doença, sendo a maioria delas para evitar a reprodução do Aedes Aegypti, transmissor das três arboviroses.
Mantenham os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
Esfreguem com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
Não coloquem lixo em terrenos baldios;
Mantenham as caixas d´água sempre tampadas;
Observem vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;
Observem locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
Recebam a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;
Mantenham em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.
Por g1 RN
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.