Expofruit espera receber 15 mil pessoas em Mossoró
Foto: Robson Carvalho
A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), principal evento de fruticultura do país, começou nessa quarta-feira (24) em Mossoró e pretende atrair 15 mil pessoas. O evento, que busca reunir toda a cadeia produtiva do setor no Brasil, acontece até sexta-feira (26) na Estação das Artes, das 18h às 23h.
O tema deste ano é “Valorizando as Oportunidades da Fruticultura”.
Os destaques da programação serão as novidades do setor em relação a insumos e tecnologias e a abertura do mercado chinês para a exportação do melão da região. A feira deve movimentar R$ 60 milhões.
“Nossa expectativa é muito boa, pois com dois anos sem realizar a feira, esperamos receber um grande público. Teremos importadores visitando as fazendas da região, fornecedores nacionais e internacionais num ambiente amplo e cheio de novidades”, explicou Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX), que organiza a feira.
“Como estamos em plena safra, esse é o período atual para avaliar o atual cenário, fortalecer relacionamentos e prospectar negócios futuros”.
Segundo a organização, o evento seguirá os protocolos de segurança exigidos governo do RN para evitar a disseminação da Covid e exigirá a apresentação do comprovante de vacinação contra a doença.
Todas as medidas apresentadas foram aprovadas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e estão alinhadas com as exigências e determinações dos decretos estaduais e municipais.
Programação científica
A programação científica ocorrerá dentro do Seminário Internacional da Expofruit 2021 e será realizada na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).
Na quinta-feira, ocorre o Fórum da Fruticultura, que terá duas palestras, sendo a primeira sobre o estudo da fruticultura e a segunda sobre estratégias comerciais para fruticultura entre Brasil e China, com participação on-line da Consulesa Geral da China, Yan Yuqing.
Os temas serão seguidos por mesas redondas com a participação da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), COEX, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a SAPE e o Sebrae/RN e representantes de diversos municípios potiguares.
No último dia da Expofruit será realizado o seminário sobre frutas para o Nordeste e o fórum de cooperativismo. O primeiro mostrará as pesquisas em torno dos cultivos da pitaya, morango, maracujá e uva na Ufersa e será finalizado com uma visita à Fazenda Experimental da Ufersa.
Já o segundo reunirá os produtores de agricultura familiar e debaterá a Importância dos mercados institucionais para a agricultura familiar.
Por meio de uma parceria com uma instituição espanhola, a Extenda, serão promovidas apresentações virtuais com diversos especialistas de empresas globais ligadas à fruticultura com temas como: Transformação Digital na Produção Alimentar, Chaves para escolher um sistema de filtração, Fertirrigação no cultivo de frutas tropicais, entre outros.
O momento possibilitará que os interessados acompanhem a programação mesmo não estando presencialmente no evento.
A programação ainda contará com cursos, oficinas e painéis com várias temáticas ligadas à fruticultura. As inscrições para os eventos estão abertas no site www.expofruit.com.br.
Feira expõe produtos e serviços
A exposição de produtos e serviços ligados à cadeia produtiva da fruticultura acontece durante o período do evento.
“Tivemos um incremento na procura de estandes em cerca de 30% e, por isso, ampliamos a área da feira e haverá a presença de diversas empresas nacionais e internacionais de toda a cadeia produtiva do setor como: fábricas de polpas de frutas, distribuidoras de sementes e insumos agrícolas, de pesquisas e tecnologia para o campo, produtos para irrigação, embalagens, entre outras”, afirmou João Manoel, diretor comercial da Expofruit.
Segundo a organização, os estandes vão manter distanciamento e haverá limite de público para evitar a aglomeração. Haverá ainda totens de álcool em gel espalhados pelo local.
As rodadas de negócio organizadas pelo Sebrae/RN serão quinta-feira (25) à tarde e terá uma aproximação comercial entre pequenos produtores e compradores (atacadistas e varejistas). Haverá também uma apresentação das empresas âncoras.
Expofruit
Considerada o evento de fruticultura tropical irrigada mais importante do Brasil, a Expofruit conquistou a atenção de grandes investidores. A feira tem como objetivo o apoio ao setor frutícola potiguar, garantindo a participação de produtores de todo o estado em um evento que viabilize a comercialização da produção e promova novos negócios, inclusive exportações.
Por g1 RN
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.