Governo autoriza 40% de público e venda de bebidas alcoólicas nos estádios do RN
Foto: Augusto César Gomes (ge Rio Grande do Norte)
O governo do Rio Grande do Norte confirmou que vai autorizar o aumento do número limite de torcedores para 40% da capacidade dos estádios potiguares. A venda de bebidas alcoólicas também será liberada.
A portaria que muda os protocolos de retomada do público às arenas esportivas deve ser publicada na quarta-feira (6).
As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde e pelo secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, que participou de uma reunião com o Ministério Público, federação de futebol e times potiguares.
“Os clubes pleitearam 50% e a Sesap junto com o MP, inclusive, definiu aumento para 40%. Isso por duas questões: primeiro pelas condições epidemiológicas que permitem a gente avançar e segundo a importância desses próximos jogos para o futebol do Rio Grande do Norte. O momento é relevante para isso”, afirmou Carlos Eduardo.
Sobre a venda de bebidas alcoólicas, o secretário declarou que, sem a venda de bebida dentro do estádio nos últimos jogos, o público se aglomerou do lado de fora e deixou para entrar nos 15 anteriores à partida, fazendo novas aglomerações na entrada.
“A liberação da bebida é uma tentativa de evitar essa aglomeração na entrada dos torcedores”, justificou.
Fora isso, continuam protocolos como o uso obrigatório de máscara e a entrada somente de pessoas vacinadas contra a Covid-19. Crianças com menos de 12 anos não podem acessar os estádios.
A presença de público nos estádios potiguares foi liberada no dia 16 de setembro no Rio Grande do Norte. A prática estava proibida desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020. Na ocasião, o percentual liberado foi de 30% da capacidade.
O primeiro jogo a ter a presença de até 40% de público deverá ser América-RN x Campinense, pelas quartas de final da série D do Campeonato Brasileiro, na Arena das Dunas, marcado para o próximo sábado (9).
Por g1 RN
* Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores.