Servidores do Detran farão assembleia nesta quarta para decidir sobre greve

Compartilhe

Foto: Divulgação.

Começou nesta segunda-feira 17 a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No primeiro dia de paralisação, os trabalhadores fizeram um ato em frente à Governadoria e depois tiveram uma reunião com Pedro Lopes, secretário de Administração.

Durante o encontro, o secretário pediu o fim da greve. De acordo com Santino Arruda, coordenador do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Lopes afirmou que o governo levará a greve à Justiça caso ela tenha continuidade. Sobre o principal ponto de reivindicação da paralisação, o secretário reafirmou que o governo não tem condições de aumentar agora o auxílio-alimentação.

Por causa da frustração de receitas, Pedro Lopes tem declarado que só pode começar as tratativas sobre possível reajuste do auxílio em junho. A gestão estadual conseguiu aprovar o aumento do ICMS para 20%, mas a alíquota só entrará em vigor em abril.

Ainda durante a reunião, o secretário de Administração teria se comprometido com a realização, ainda em 2025, de um concurso com 80 vagas para o Detran, para diminuir a terceirização no órgão. Por fim, assegurou que não será retirada a Gratificação de Representação de Gabinete (GRG) de nenhum servidor da autarquia até dois meses após a implementação da tabela em novembro deste ano.

De acordo com o Sinai, apesar do apelo do governo, a paralisação continua pelo menos até quarta-feira 19, quando está marcada uma nova assembleia da categoria.

Sair da versão mobile