Servidores da saúde do RN iniciam greve com ato no Walfredo Gurgel

Compartilhe

Os servidores estaduais da saúde do Rio Grande do Norte iniciaram greve na manhã desta quarta-feira (19), em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, com ato público. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (SindSaúde/RN), a mobilização objetiva pressionar o Governo na resposta às reivindicações da categoria. O ato teve início às 9h e não há previsão de saída dos participantes para outros locais.

Entre as reivindicações dos servidores, de acordo com o SindSaúde/RN, estão a reposição das perdas salariais de 21,87% para a saúde, implementação e pagamento do adicional dos técnicos de Radiologia e reenquadramento correspondente ao tempo de serviço. Aliado a isso, a categoria reivindica convocação do cadastro de reserva e realização de novo concurso público.

Em nota divulgada na última terça-feira (18), a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) alegou que tem realizados ações de mobilização a favor da categoria, como a manutenção e condução ativa da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS, além de viabilizando as demandas discutidas “dentro das possibilidades”.

No que se refere a composição do quadro de servidores, a pasta afirmou ter realizado a chamada de 30 novos profissionais este ano e que deverá convocar outros 40 para substituição de vagas em aberto. Aliado a isso, afirma a Sesap, estão sendo realizados diálogos para a convocação do cadastro reserva do Concurso Público de 2018 e a realização de um novo concurso.

“Em virtude da situação financeira, o Governo do Estado está dialogando com o Ministério Público de Contas para assinar um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que permita a realização de concurso público geral, incluindo no âmbito da Sesap a substituição de contratos temporários por servidores efetivos através da convocação de cadastro reserva do Concurso Público de 2018 e a realização de um concurso público regionalizado para suprir, na medida do possível, o déficit de pessoal. A previsão é de que até o fim de agosto o TAG seja concluído”, diz a nota.

TN Online

Sair da versão mobile