Foto: Wilson Moreno
A sede do governo do Rio Grande do Norte foi transferida temporariamente nesta quarta-feira (27) do Centro Administrativo, em Natal, para Mossoró, na Região Oeste do Estado. A gestão estadual será comandada do município até a próxima sexta-feira (29).
O motivo da mudança é homenagear os 140 anos da abolição da escravatura em Mossoró, data que é celebrada no sábado (30), feriado municipal.
A cidade é considerada pioneira na libertação dos escravos, movimento que foi oficializado apenas cinco anos depois no Brasil, com a assinatura da Lei Áurea.
Essa não é a primeira vez que o governo transfere a sede para Mossoró para comemorar a data. A última vez que isso havia ocorrido foi em 2021.
A governadora Fátima Bezerra e parte do secretariado estão município e evento de instalação aconteceu na noite desta quarta-feira (27) na reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
O governo do RN também vai cumprir agenda na região, tendo o primeiro compromisso oficial uma reunião com a gestão superior da UERN.
Haverá ainda a entrega de um poço artesiano movido a energia solar no assentamento Maisa Agrovila Olga Benali na quinta-feira (28) e a assinatura de transferência da administração do aeroporto Dix-Sept Rosado para a Infraero na sexta-feira (29).
Outras agendas irão acontecer nas áreas de segurança pública, recursos hídricos, cultura e assistência social, segundo informou a assessoria do governo do RN.
A ideia é descentralizar a administração estadual, aproximando-a ainda mais da população de Mossoró e municípios vizinhos. O primeiro compromisso oficial ocorre logo após a cerimônia de transferência: uma reunião com a gestão superior da Uern.
Por g1 RN