Foto: AEN/Divulgação
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte informou que passará a testar todos os pacientes com sintomas de Covid-19 que procurarem o serviço público de saúde a partir desta sexta-feira (23).
Até agora, apenas membros dos grupos prioritários: idosos, pessoas com comorbidades e servidores da Saúde e da Segurança, além de pacientes graves, que eram considerados prioritários, passavam pelo teste com swab – que recolhe material no nariz ou garganta e é considerado “padrão ouro” pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).
“A partir de amanhã (sexta-feira), esses grupos elegíveis se desfazem e qualquer pessoa sintomática, com indicação médica, poderá fazer o exame que chamamos RT-PCR”, afirmou Alessandra Lucchesi, subcoordenadora e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde.
A medida segue uma nota técnica do Ministério da Saúde, dentro de um programa chamado Diagnosticar para Cuidar. A previsão é de que 100% dos casos de síndrome gripal sejam testados para Covid-19.
De acordo com o governo, não haverá uma testagem em massa, como uma espécie de mutirão, mas todos os pacientes com algum sintoma da Covid-19 que procurarem o serviço de saúde e tiverem com sintomas gripais passarão pelo exame.
De acordo com o diretor administrativo do Laboratório Central do Rio Grande do Norte, Derlei Galvão, a expectativa é que a demanda de testes aumente a partir de agosto.
Caso o laboratório não tenha capacidade para atender todas as testagens, os exames deverão ser encaminhados para centros de referência, como os laboratórios da Fiocruz e a Dasa.
Apesar disso, ele afirmou que a equipe está sendo ampliada para conseguir realizar os testes e tem capacidade para realizar mil exames por dia.
Por G1 RN