Os meses de janeiro, fevereiro e março terão volumes de chuva de normal a acima do normal no Rio Grande do Norte. A previsão para o novo trimestre foi feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e divulgada nesta quarta-feira (4).
Segundo o órgão, dados do sistema de monitoramento hidrometereológico tem registrado a tendência do fenômeno La Niña, quando as águas do oceano Pacífico diminuem sua temperatura.
Aliado a isso, o aquecimento do Oceano Atlântico, associado a atuação de sistemas metereológicos, contribuem para a formação e ocorrência de chuvas.
A previsão divulgada é que o Rio Grande do Norte deve ter volumes médios de 60,4mm, 92,9mm e 159,7mm, para janeiro, fevereiro e março, respectivamente.
“Com relação a previsão para o próximo período chuvoso (Fev à Mai), a tendência é que seja com chuvas acima do normal”, afirma Gilmar Bristot, chefe da unidade instrumental de Metereologia da Emparn.
Dezembro
O órgão divulgou, também, o balanço das chuvas para de dezembro. De acordo com a Emparn, o volume pluviométrico registrado para o último mês de 2022 foi 188% maior em relação à média histórica no RN.
Pela climatologia, o período apresenta índices abaixo de 30 milímetros (mm) no RN, sendo o volume esperado para o mês de 14,9 mm, porém choveu a média de 43mm.
De acordo com as análises da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, as chuvas apresentaram bons volumes e boa distribuição em todas as regiões do estado, tendo maior concentração nas regiões do Seridó, Alto Oeste e Médio Oeste.
Os municípios que mais choveram no mês, por região, foram:
São Vicente (Central Potiguar) -164,7mm;
Major Sales (Oeste Potiguar) – 138,0mm;
Coronel Ezequiel (Agreste Potiguar) -113mm;
Touros (Leste Potiguar)109,6mm.
“Normalmente o mês de dezembro é um mês de chuvas com volumes abaixo de 30,0mm devido à ausência de sistemas meteorológicos. Em 2022, a presença de Frentes Frias, associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que conseguiram atingir a Região Nordeste, favoreceu a formação de instabilidade e consequentemente a ocorrência de chuvas”, explicou o chefe da unidade, Gilmar Bristot.
Confira a previsão de chuvas para o 1º trimestre de 2023
Região Oeste Potiguar
Janeiro – 76,7mm
Fevereiro- 116,5mm
Março 197,5mm
Região Central Potiguar
Janeiro- 59,3mm
Fevereiro- 93,2mm
Março- 155,1mm
Agreste Potiguar
Janeiro- 45,9mm
Fevereiro- 69,6mm
Março-119,2mm
Leste Potiguar
Janeiro- 59,8mm
Fevereiro-92,2mm
Março- 166,9mm
Por g1 RN