Foto: José Aldenir / Agora RN
O Rio Grande do Norte registrou queda de 25,1% no número de multas de trânsito aplicadas no primeiro semestre de 2020, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ao se comparar com o mesmo período de 2019. Ao todo, nos primeiros seis meses deste ano, foram registradas 13.299 multas, contra as 16.641 do ano anterior.
Segundo o Detran, a redução do número de multas está relacionada com a pandemia do novo coronavírus. Os decretos estaduais delimitando regras de isolamento social para a população, bem como as diversas restrições às atividades econômicas, reduziram o tráfego diário e o numero de infrações.
De acordo com o Detran, todas as multas foram registradas por agentes de trânsito – Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE). Não houve notificações por meio de equipamento eletrônico de fiscalização para o período analisado.
Com o uso dos equipamentos eletrônico o número de multas poderia ser ainda maior. Um dos trechos mais perigosos entre as rodovias estaduais, a Avenida Governador Dinarte Mariz, mais conhecida como Via Costeira, localizada na Zona Sul de Natal, está há 10 anos sem equipamentos de fiscalização eletrônica.
Ainda segundo o Detran, não há previsão para que seja feita a licitação de radares eletrônicos para fiscalizar a Via Costeira. “As forças estão direcionadas para o retorno gradual das atividades presenciais do Detran em todo Estado. Porém essa pauta é uma prioridade logo que essa situação de pandemia aliviar e o Detran voltar a normalidade”, informou o Detran.
Principais multas aplicadas em 2020:
Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete
Dirigir sem possuir CNH/PPD/ACC ou permissão para dirigir
Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente
licenciado
Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou
outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou
outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277
Deixar o condutor de usar o cinto segurança
Agora RN