Reservatórios de água do RN acumulam 60% da capacidade total e 14 já registraram sangrias, diz Igarn

Compartilhe

Foto: Felipe Alecrim

Os maiores açudes e barragens do Rio Grande do Norte já acumulam 60,16% da sua capacidade total, que é de 4,37 bilhões de metros cúbicos, após receberem as águas das chuvas que caem sobre o estado há semanas. 14 reservatórios já registraram sangria, ou seja, chegaram à sua capacidade máxima e transbordaram.

Para se ter uma ideia do aumento do volume em 2023, no mesmo dia 11 de abril de 2022, o somatório percentual acumulado de água era de 43,31%, segundo o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

Os dados são do relatório dos volumes dos principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte e foram divulgados nesta terça-feira (11).

O último açude que registrou sangria, nesta terça-feira, foi o Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas, na região Oeste. O reservatório possui capacidade para 8,54 milhões de metros cúbicos.

O açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, completou 100% da sua capacidade e começou a sangrar na noite desta segunda-feira (10).

Também durante a segunda-feira (10), dois outros açudes monitorados pelo Igarn começaram a sangrar. Em Umarizal, o açude Rodeador, com capacidade para 21,40 milhões de metros cúbicos; e em José da Penha foi o açude Flechas, com capacidade para 8,95 milhões de metros cúbicos, que começou a verter suas águas.

A barragem Umari, localizada em Upanema, completou 100% da sua capacidade e sangrou, na tarde do último domingo (9). O manancial não sangrava desde 2009.

Até o último levantamento do Igarn, 14 mananciais já sangraram nesta quadra chuvosa, são eles: Mendubim, em Assu; o açude público de Encanto; o açude público de Riacho da Cruz; o açude público de Pilões; Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz; Beldroega, localizado em Paraú; Morcego, em Campo Grande; Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Apanha Peixe, localizado em Caraúbas; Rodeador, em Umarizal; Umari, em Upanema; Pataxó, em Ipanguaçu; e Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, está com 1.509 bilhões de metros cúbicos, equivalentes a 63,63% da sua capacidade total, que é de 2,37 bilhões de m³.

Já Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, está com 365,43 milhões de m³, correspondentes a 60,93% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de metros cúbicos.

As fortes chuvas e a água que corre após sangria dos açudes também causam danos, em algumas cidades do interior do estado, como é o caso de Caraúbas, onde a força da água destruiu uma estrada. A prefeitura da cidade decretou situação de calamidade pública, por causa dos efeitos da cheia.

Outra estrada foi destruída em Pendência, após a cheia do Rio Piranhas-Açu.

Por g1 RN

Sair da versão mobile