Foto: Divulgação
Aposentados e pensionistas na Previdência Estadual possuem uma nova ferramenta para realização da prova de vida. Além da forma presencial, que continuará em vigor, o Governo do Rio Grande do Norte começa a implantar a prova online, por meio da internet.
O novo sistema que está disponível é resultado de um convênio entre o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) e o Ministério da Previdência Social. A ferramenta de serviço de prova de vida online acontece pelo Gov.br, por meio do aplicativo de celular.
Para uso da ferramenta é necessário baixar o aplicativo no seu smartphone ou acessar o portal Gov.br e realizar o cadastro (caso não possua). Após o login, siga passo a passo para efetivar a declaração. A prova de vida deve ser realizada somente pelo aposentado ou pensionista durante o mês em que faz aniversário.
A adesão ao sistema online é uma reivindicação antiga das categorias, principalmente para aqueles que residem em outros estados, e para os que possuem dificuldade de locomoção. Aos que não possuem acesso à internet, a realização da prova de vida presencialmente continua valendo.
O acesso ao novo modelo estará disponível a partir desta sexta-feira (1) para os aniversariantes de setembro. Nessa data, a previsão do Ipern é que seja concluída a fase de testes e a ferramenta esteja em pleno funcionamento.
Passo a passo para a realização da Prova de Vida digital:
Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”
Por g1 RN