Foto: Divulgação
Mesmo depois de receber alta hospitalar, grande parte dos pacientes infectados pelo coronavírus ainda enfrentam problemas respiratórios, precisando de reabilitação e cuidados específicos. O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), em parceria com o Departamento de Fisioterapia da UFRN, está realizando um trabalho de ‘telerreabilitação’ após a covid-19 de forma remota.
Podem receber atendimento pessoas maiores de 18 anos, de qualquer parte do RN que tiveram Covid-19 e ficaram internados em UTI em decorrência da doença. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones: (84) 98813-7190; 98182-7551 ou 98806-3286.
O objetivo principal do trabalho é avaliar o impacto sobre a capacidade funcional e retorno laboral em pessoas com Covid-19 após alta hospitalar, fornecendo ainda orientações fisioterapêuticas imediatas a partir do quadro clínico apresentado por essas pessoas.
As consultas são todas realizadas de forma online, por meio da plataforma virtual Teleconsulta RN. De acordo com a fisioterapeuta Tatiana Souza Ribeiro, o atendimento consiste em dois momentos, feitos em dias distintos. “No primeiro momento é realizada a avaliação, feita utilizando-se uma ficha específica elaborada pelos docentes. Em seguida, faz-se a orientação ao paciente, por meio de uma cartilha específica de acordo com o quadro clínico de cada indivíduo”, reforçou a responsável pelo projeto.
Por G1 RN