Prefeito Ivanildinho reúne Vereadores e Ribeirinhos do Rio Trairi e discute projeto de reuso dá água de esgoto de Santa Cruz

Compartilhe
 
O prefeito Ivanildinho recebeu vereadores e representantes de ribeirinhos do Rio Trairi para discutir o projeto de reuso da água de esgoto de Santa Cruz.
 
A gestão municipal mantém planejamento para acabar com o despejo no leito do Rio Trairi das águas oriundas das lagoas de captação do SAAE, situação já cobrada por órgãos de fiscalização, como IDEMA e Ministério Público.
 
Em meio a esse planejamento, a Prefeitura vem mantendo contato com a Cascar Brasil Mineração, empresa que vai explorar ouro em uma mina localizada na zona rural de Currais Novos, há cerca de 37 quilômetros de Santa Cruz.
 
A empresa já demostrou interesse em utilizar a água de esgoto do município para seus serviços. Mas, todo processo é lento e precisa ser bem elaborado para que a população de Santa Cruz não seja prejudicada.
 
No encontro desta quarta-feira (28), o prefeito Ivanildinho recebeu em seu gabinete os vereadores Erivan Justino, líder do governo, Elcio Pontes, Josemar Bezerra, Luciclaudio Bezerra, Paulo Cesar Beju e Talita Mariele, o pároco Pe. Vicente Fernandes, além de representantes dos ribeirinhos do Rio Trairi, que buscaram informações sobre o projeto, pois os agricultores utilizam a água de esgoto existente no leito do Rio Trairi para uso de gasto em suas comunidades, com animais e plantações.
 
Explicando o projeto, o prefeito Ivanildinho ressaltou que não é intenção da gestão municipal prejudicar os agricultores, mas que o projeto deve acontecer, pois é a legislação vigente, que exige o fim do despejo do esgoto nos leitos dos rios por todo país, pois isso se caracteriza um crime ambiental.
 
Neste cenário, Ivanildinho explicou que qualquer empresa que for explorar a água de esgoto precisar dar contrapartidas ao município e a gestão municipal tem total interesse em beneficiar os ribeirinhos, dentro destas contrapartidas que forem estabelecidas.
 
Ivanildinho ainda ressaltou que a discussão será longa e com participação da sociedade civil organizada. “Realizaremos audiências públicas, ouviremos a população, as entidades como Câmara de Vereadores, universidades, IFRN, Vigilância Sanitária, para elaborar a melhor proposta que beneficie a população santa-cruzense”, enfatizou o prefeito Ivanildinho.
 
No final do encontro, ficou acertado que novas reuniões deverão acontecer afim de fortalecer essa discussão importante para o futuro de Santa Cruz.
 
Por Assessoria de Imprensa
Sair da versão mobile