Obra de desvio da BR-304 é iniciada e Ministério dos Transportes prevê conclusão em 15 dias

Compartilhe

Foto: Divulgação

A obra para a construção do desvio na BR-304, no trecho que ficou destruído em Lajes (RN), começou nesta quarta-feira (3). O desvio será feito nas margens da própria BR-304 para funcionar como uma passagem temporária dos veículos, enquanto a reconstrução da ponte não for concluída.

De acordo com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que se encontraram nesta quarta, a previsão é que o desvio seja concluído em 15 dias.

“Já começamos o desvio. Em 15 dias estaremos com o desvio pronto. Eu vou para o Rio Grande do Norte para, junto com a senhora [Fátima Bezerra], a gente abrir o desvio”, disse o ministro em vídeo publicado em uma rede social.

Enquanto isso não ocorre, o governo do RN divulgou as vias alternativas que podem ser usadas pelos motoristas que precisam passar pela rodovia (veja AQUI). https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2024/04/01/veja-rotas-alternativas-para-desviar-da-br-304-apos-destruicao-de-ponte-no-rn.ghtml

A previsão para início da obra de reconstrução da ponte e de parte da rodovia, no entanto, não foram divulgados. De acordo com o Ministro das Transportes, em 15 dias o cronograma dessa obra deve ser anunciado.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, decretou na segunda-feira (1º) estado de emergência para a reconstrução da ponte que desmoronou no domingo. A contratação emergencial permite que os prazos para a obra sejam abreviados.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista, disse em entrevista coletiva na terça-feira (2) que a obra pode durar entre 6 e 12 meses.

“O prazo, se muito otimista, preliminarmente, sem chuva, que a gente sabe que é muito grande, a gente pode concluir a ponte em 5, 6 meses. Só que tem muita chuva, e o nível da chuva precisa baixar. Então, falo assim entre 6 e 12 meses para concluir toda essa obra”, disse.

Segundo Getúlio, a obra pode chegar a até 1 km na BR-304, sendo 300 metros de recuperação apenas no trecho da ponte.

Três estradas danificadas

Pelo menos três estradas ficaram danificadas e foram interditadas após as chuvas que caíram no fim de semana no estado:

a BR-304 foi interditada nos dois sentidos na altura da cidade de Lajes após o rio Ponta da Serra transbordar e destruir a ponte na estrada (veja rotas alternativas);
a RN-041 foi interditada nos dois sentidos após a cheia do Rio São Miguel, que destruiu parte da ponte na cidade de Santana do Matos;
a PRF também interditou um dos lados da pista da BR-405 em Apodi, após uma erosão na base da pista. Nesse trecho, o tráfego flui por uma das faixas.

Por g1 RN

Sair da versão mobile