Foto: Divulgação
O Ministro das Cidades, Jader Filho, se reuniu no fim da manhã desta quinta-feira (11) com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), no gabinete civil do Estado, em Natal.
No encontro, o ministro garantiu que o estado será contemplado na retomada do “Minha Casa, Minha Vida”, assegurou recursos para a finalização da terceira fase do Pró-Transporte e disse que vai retomar a negociação para contratos das estações de resíduos sólidos nas regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte.
Um dos tópicos citados pelo ministro foi a conclusão das obras do Pró-Transporte. “É um assunto que vem se arrastando há tanto tempo e que não conseguia avançar”. Segundo ele, “essas obras vão ser retomadas, entregues em breve”.
A governadora Fátima Bezerra disse que na reunião o ministro garantiu que “vai assegurar os recursos necessário para a gente finalizar essa obra”.
Outro assunto debatido na reunião foi o retorno do “Minha Casa Minha Vida”. Segundo o ministro das Cidades, a ideia do governo é “buscar terrenos que possam dar dignidade às famílias, que sejam próximos do transporte público, dos comércios, das escolas, dos postos de saúde e das creches, para que as pessoas não tenham que se deslocar pra longe pra ter uma moradia digna”.
“A gente vai valorizar muito os bons terrenos e foi isso que nós viemos aqui discutir. Pra que as novas contratações do ‘Minha Casa, Minha Vida’ possam ser feitas com uma qualidade maior”, garantiu.
Jader citou ainda conjuntos habitacionais que estão com obras paralisadas – algumas com 90% concluídas – e que serão concluídos e disse ainda que vai buscar “soluções jurídicas” também para os entraves nas obras do Pró-Moradia. “Aarantir que as casas que tenham sido destinadas para a população possam ser construídas”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Jader Barbalho Filho falou ainda sobre um contrato da construção de estações de resíduos sólidos nas Regiões Oeste e Seridó. “Eu assumo aqui o compromisso com a governadora para que essas obras sejam retomadas, sejam erntregues o quanto antes, porque a questão de resíduos sólidos é uma questão de saúde e a gente precisa ter pressa”.
Questionado sobre subsídios federais para o transporte público da capital potiguar, o ministro admitiu que a questão é um problema de regiões metropolitanas de todo o país e que a pauta será discutida no encontro com a Frente Nacional de Prefeitos nesta semana. Ele reforçou que o modelo atual está em dificuldades graves.
“Estamos falando de um país continental. As soluções aqui de Natal não são as mesma de Porto Alegre. Precisamos entender quais são os problemas, discutir quais são as possibilidade pra trazer pra dentro do governo qual o tamanho desse subsídio, quais são as possibilidades, fazer a quatro mãos”, disse.
Por g1 RN