Durante audiência com o governador em exercício Walter Alves, a ministra do Planejamento Simone Tebet confirmou que virá ao Rio Grande do Norte, dia 16 de outubro para o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Essa é a terceira edição do programa.
Simone Tebet, que é correligionária de Walter Alves, desembarcará pela segunda vez como ministra no Estado potiguar.
“Conversamos sobre investimentos e o que pode ser feito para grandes obras no Rio Grande do Norte. A ministra Simone Tebet, como sempre, mostrou-se solícita. Estamos dando continuidade ao trabalho do Governo do Estado, e da governadora Fátima Bezerra, para lutarmos por benefícios”, disse o governador em exercício do Rio Grande do Norte.
Além disso, o encontro abordou questões relacionadas ao programa “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) e outros projetos em andamento no estado.
Novo PAC
Lançado em 8 de agosto deste ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Novo PAC representa um investimento de R$ 45,1 bilhões no Rio Grande do Norte. Os recursos serão utilizados em obras e serviços em todo o território potiguar.
Os recursos do Novo PAC vão garantir as obras para o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste (Ramal do Apodi). Além disso, o dinheiro será utilizado para concluir o Projeto Seridó, que tem como principal objetivo garantir a segurança hídrica de 24 municípios do Rio Grande do Norte.
Os recursos também serão utilizados para concluir as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, reservatório que integra o Complexo Oiticica. Atualmente, a obra da barragem está 92% concluída.
Outro projeto que vai receber recursos do PAC é o do Porto Indústria-Verde, em Caiçara do Norte, a aproximadamente de 160 km de Natal. O empreendimento vai permitir a exploração da energia eólica offshore (no mar) e a produção de outros produtos ligados às energias renováveis, como o Hidrogênio Verde (H2V).
Além disso, o Rio Grande do Norte vai receber recursos para a duplicação e adequação de capacidade da BR-304. A rodovia permite a conectividade com todo o sistema rodoviário estadual e o acesso a todas as regiões do Estado.
Também faz parte dos projetos o Hospital de Trauma do Estado. O objetivo é atender demandas de média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial. A unidade será construída entre os municípios de Natal e Parnamirim.
Por fim, o Novo PAC vai custear os serviços do Programa RN CONECTADO, que prevê a consolidação de infraestrutura básica necessária para a expansão da rede de fibra óptica no território estadual. A meta é implantar rede que atenderá integralmente todo o estado, abrangendo mais de 34% da população, totalizando um alcance de 3,3 milhões de pessoas.