Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Foram abertas nessa terça-feira (4), pelo Ministério da Educação, as inscrições para o Fies Social 2025, programa vinculado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, serão disponibilizadas 112 mil vagas, sendo 67.301 no primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre. Para o Rio Grande do Norte, estão sendo ofertadas 1.015 vagas para o primeiro semestre deste ano.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 7 de fevereiro por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O edital completo com as regras do processo seletivo foi publicado em janeiro.
Quem pode se inscrever no Fies Social?
Para concorrer a uma vaga no Fies Social, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição a partir de 2010 até a mais recente. Além disso, é necessário atender aos seguintes critérios:
Obter média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem;
Tirar nota superior a zero na redação;
Não ter participado do Enem na condição de “treineiro”.
Benefícios do Fies Social e critérios de renda
O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes que atendem aos seguintes requisitos:
Renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo;
Inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme a base de dados de 11 de janeiro de 2025.
Os candidatos pré-selecionados dentro das regras do Fies Social terão direito a financiamento integral, cobrindo 100% dos encargos educacionais.