Foto: Sandro Menezes
O Rio Grande do Norte recebeu na tarde dessa terça-feira (18) mais 10.530 doses da vacina da Pfizer para a campanha de imunização contra a Covid-19. O lote com os imunizantes desembarcaram no Aeroporto de Natal às 15h.
Durante esta madrugada, o estado já havia recebido outras 55,3 mil vacinas de Oxford/AstraZeneca e 38,2 mil de CoronaVac – este último lote com uso exclusivo para aplicação na segunda dose dos atrasados.
Esse novo lote de vacinas da Pfizer será, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, para a primeira dose de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e grávidas.
Por conta do esquema diferenciado para armazenamento, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) explicou que a distribuição da Pfizer será coordenada junto aos municípios. A opção tem sido deixar as doses na Região Metropolitana em função da infraestrutura da rede de frio da área, pois a vacina precisa ser mantida a -20ºC para uma validade de duas semanas.
Na segunda-feira (17), a Sesap encaminhou mais de 18 mil doses da Pfizer para Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaiba e Extremoz.
Com esses três carregamentos recebidos nesta terça-feira, foram 104 mil novas doses recebidas no Rio Grande do Norte em apenas um dia.
De acordo com a plataforma RN+ Vacina, 601 mil pessoas no estado foram vacinadas com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. Ao todo, 305 mil receberam as duas doses.
Por G1 RN