Foto: reprodução
O Rio Grande do Norte registrou uma redução significativa nos casos de dengue, chikungunya e zika em comparação a 2022, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta segunda-feira 25. Os dados, referentes até 2 de setembro deste ano, apontam que, até o momento, foram notificados 9.552 casos de dengue, com 1.892 confirmações, uma queda notável em relação aos mais de 8 mil casos confirmados no ano passado. Quanto à chikungunya, houve 3.070 notificações e 484 casos confirmados, enquanto a zika apresentou 1.185 notificações e 160 casos confirmados.
Sílvia Dinara, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, observa que o estado não enfrenta uma situação epidêmica como a de 2022, mas enfatiza a importância de continuar os esforços no controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti, para evitar novos surtos ou epidemias.
“Esse ano no RN tivemos a circulação dos sorotipos 1 e 2 , e a qualquer momento um outro sorotipo pode voltar a circular, levando a novos surtos ou epidemias. Por isso é importante manter todos os cuidados e evitar que o mosquito se prolifere, principalmente por estarmos nos aproximando do período de sazonalidade das arboviroses, que é entre os meses de novembro e maio”, ressalta.
A notificação dos casos por profissionais de saúde desempenha um papel fundamental na avaliação da situação das arboviroses no estado, orientando as ações de vigilância em saúde de acordo com as condições de cada região.
Veja o Boletim Epidemiológico completo AQUI.