Foto: Secretaria de Infraestrutura do RN/Divulgação
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai lançar mais dois editais para recuperação de estradas no interior do Rio Grande do Norte. A informação foi dada pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante agenda na região Seridó, nesse sábado (9).
O aviso de licitação do Lote 2 será encaminhado na segunda-feira (11) para publicação no Diário Oficial do Estado, enquanto o do Lote 3, em fase final de análise pela Procuradoria Geral do Estado, deve ser lançado até sexta-feira.
O Lote 2 tem 10 trechos rodoviários totalizando 301 quilômetros, dos quais sete são no Seridó e os três restantes na área sob jurisdição do Distrito Rodoviário de Santana do Matos:
RN 086 – Parelhas/Equador 38 km
RN 087 – Florânia/Tenente Laurentino 12,4 km
RN 118 – Caicó/São João do Sabugi/Ipueira 48 km
RN 288 – Entroncamento BR-427/Jardim de Piranhas 18,15 km
RN 288 – Caicó/São José do Seridó/Cruzeta/Acari 53 km
RN 041 – Entroncamento BR-304/Santana do Matos 40 km
RN 118 – Alto do Rodrigues/Ipanguaçu 25 km
RN 118 – Entroncamento BR-304/São Rafael 24 km
RN 263 – Pedro Avelino/Afonso Bezerra 14 km
RN 263 – Afonso Bezerra/Angicos/Entroncamento BR 304 29 km
“O objetivo dessas intervenções é realizar a restauração dos trechos críticos e fazer o recapeamento das vias dos trechos licitados”, afirmou governadora.
Paralelamente, segundo o governo, são realizados trabalhos de manutenção (tapa-buracos e outras ações) para manter as estradas em condições de trafegabilidade.
O governo não detalhou o Lote 3, que deverá ser lançado também nos próximos dias.
No final de fevereiro, o governo do Estado lançou a primeira das três licitações para recuperação das rodovias estaduais, com nove trechos, totalizando 210 quilômetros de vias sob jurisdição dos distritos rodoviários de Mossoró e Pau dos Ferros.
Fátima disse que a primeira fase do plano estadual de 2024 contempla 700 quilômetros de recuperação de estradas. O governo do RN vai usar a primeira parcela do empréstimo feito no âmbito do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), no valor de R$ 428 milhões, para bancar as obras.
Construídas há mais de 40 anos, as rodovias estaduais têm praticamente o mesmo padrão. São pistas de mão dupla com apenas 6 metros de largura; sem acostamento, algumas com curvas acentuadas e pontes estreitas.
“Estão em desconformidade com os critérios usados pela engenharia de tráfego”, reconhece o governo.
Por g1 RN