/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/x/V/pltypEQyegBsH3TyJz9A/rn-imuniza-mais-de-91-do-rebanho-e-se-mantem-entre-os-maiores-indices-vacinais-do-nordeste-1-.jpeg)
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou 91,44% do rebanho do Rio Grande do Norte. O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária destaca que, com esse resultado registrado em 2022, o estado se mantém entre os maiores índices de coberturas vacinais de toda a região Nordeste.
O RN conta com mais de 1 milhão de animais e é reconhecido internacionalmente livre da febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde maio de 2014. O estado não apresenta casos da doença há mais de 20 anos.
O diretor-geral do Idiarn, Mário Manso, aponta que “ano após ano o estado vem mantendo a cobertura vacinal acima dos 90%, garantindo o status de RN livre da aftosa com vacinação e concretizando o fortalecimento da agropecuária potiguar”.
A primeira etapa da campanha contra a aftosa de 2023 acontecerá durante o mês de maio, em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Segundo o Idiarn, a vacinação será obrigatória para todos os animais nesta etapa.
A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.
Por g1 RN